22.1 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Época de cuidados

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Com a chegada do outono e proximidade do inverno, é comum o aumento de casos de doenças respiratórias, especialmente a gripe. O Jornal A TRIBUNA mostrou ontem a superlotação do Pronto Atendimento Municipal (PA), tanto adulto como infantil, com pessoas com sintomas de gripe em Rondonópolis, gerando o alerta de cuidados preventivos.
O primeiro cuidado neste período deve ser voltado com a distinção dos sintomas e, principalmente, com a busca do médico logo no começo. Essa preocupação é essencial porque o município enfrenta um quadro com grande número de pessoas com gripes com complicações, com síndrome respiratória aguda grave, bem como pneumonia.
Vale ressaltar que a busca tardia de ajuda médica em casos de doenças respiratórias pode dificultar o tratamento e, dependendo da situação, resultar em óbito. Ademais todo cuidado é pouco considerando ainda o aumento de casos de morte por gripe H1N1 em várias partes do Brasil, inclusive com uma morte confirmada em Cuiabá.
As pessoas podem se prevenir da gripe com cuidados simples, como lavar sempre as mãos com água e sabão e ainda passar o álcool em gel, evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados, e evitar colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz após tocar em objetos coletivos, como corrimão e maçanetas.
Uma pessoa também morreu após uma gripe com complicações em Rondonópolis no mês passado, mas que ainda não se tem a confirmação de que se trata de H1N1. Outro alerta se faz necessário porque muitas pessoas podem confundir os sintomas de uma gripe com os de dengue, chikungunya ou zika vírus, apesar destas últimas não terem comprometimento respiratório, como tosse, dor de garganta, coriza e catarro.
Por isso, na dúvida do que realmente se trata, é preciso que, nesta época de tantas doenças, as pessoas não busquem se automedicar, porém recorram à ajuda do profissional médico. Aliás, os cuidados devem ser tomados não apenas pelos cidadãos, mas também pelas autoridades, que precisam estar atentas a esse quadro e darem mais estrutura de atendimento às unidades de saúde. Inclusive, este jornal recebeu reclamação relativa à excessiva demora no atendimento no PA Municipal neste período.
A informação adequada, a prevenção e a busca precoce por tratamento em épocas como esta podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rondonópolis: Seciteci oferta cursos gratuitos de informática, excel e assistente administrativo

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) abriu, nesta terça-feira (14), inscrições para...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img