31.7 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Um gatilho para a tragédia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Na última quinta-feira (18) comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Álcool. A data foi criada com o objetivo de fortalecer campanhas e a luta para combater o alcoolismo. Em Rondonópolis, a Pastoral da Sobriedade vem atuando há muito tempo em um trabalho de combate a este mal, digno de aplausos. Nesta semana, a pastoral está promovendo uma campanha no município, alertando os moradores sobre as consequências e malefícios da droga ao ser humano e suas famílias. É com carinho e amor que os integrantes da pastoral trabalham para ajudar o seu próximo, uma atuação admirável.
Sabemos que o Brasil continua sendo um grande consumidor de bebidas alcoólicas. Aqui, existe a cultura de que bebida está automaticamente ligada à diversão, o que não é verdade. Existe um dado muito preocupante no país sobre o uso da bebida por parte de crianças e adolescentes. Eles estão entre os mais vulneráveis à iniciação ao tabaco, maconha, álcool e crack. O consumo de álcool, por exemplo, começa aos 10 anos, ainda na infância. É um dado alarmante. Na juventude, então, beber é quase que uma obrigação. Se você não bebe, é tachado como o “chato” da turma. É um tipo de pressão social que existe, alimentada pela facilidade em se comprar bebidas.
O consumo de álcool está ligado a diversas consequências para o indivíduo que o consome, para aqueles que estão à sua volta e para a sociedade como um todo. Consequências como acidentes de trânsito, problemas no trabalho, com a família e violência. O consumo de álcool é gatilho para brigas e homicídios, é responsável pela morte inocente de pessoas no trânsito, tem como consequência problemas cardiovasculares, câncer, doenças no fígado, doenças que matam.
A bebida, assim como o tabaco, é legalizada. Vencer a doença da dependência é extremamente difícil. Além da desintoxicação, pelo resto da vida o dependente terá que lutar contra a vontade de beber. Por isso, trabalhos como o da Pastoral da Sobriedade são necessários e importantes. Se em comerciais só aparece gente feliz, divertida e bem acompanhada enquanto está consumindo algum tipo de bebida alcoólica, na vida real, a mesma substância é motivo de tristeza para muitas famílias.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Embora a hipertensão arterial seja doença de maior prevalência em adultos, afetando cerca de 30% da população brasileira, o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img