29.2 C
Rondonópolis
 
 

Federal de Rondonópolis!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Após anos de luta em prol da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a comunidade rondonopolitana foi surpreendida por duas notícias. Uma boa e outra ruim. A notícia boa é que, pela primeira vez, o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior, emitiu um parecer técnico favorável à emancipação do campus local da UFMT. A notícia ruim é que, seguindo política do governo atual, foi sugerida a troca do nome inicialmente proposto no projeto, ou seja UFR.
Conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, diante dessa posição, o Comitê Pró-UFR abriu espaço para que a comunidade sugerisse novos nomes para o projeto. Em seguida os dois nomes mais sugeridos, observando o seu caráter regional, foram postos em votação popular na internet, prevalecendo o nome “Universidade Federal do Cerrado”. O problema é que a alteração do nome vem gerando rejeição, tanto dentro da academia como em meio à comunidade.
A resistência quanto à alteração do nome do projeto para a universidade que está sendo almejada para Rondonópolis também foi alvo de reportagem feita pelo Jornal A TRIBUNA. Aproveitando essa contestação, é importante não esquecer que o campus de Rondonópolis possui as condições técnicas para a emancipação. A criação da nova universidade com sede em Rondonópolis, como vem sendo enfatizado, é uma decisão política que cabe agora à presidente da República.
Por ser um assunto de caráter político é que o Jornal A TRIBUNA entende que a forte representação política com base na região de Rondonópolis, formada por três senadores e três deputados federais, pode intervir junto ao Governo Federal e fazer prevalecer a proposta inicial. Acreditamos, dessa forma, que o nome Rondonópolis não pode ser preterido na nomenclatura dessa nova universidade, mas que deve continuar sendo uma luta da classe política.
O mais importante é que o sonho de Rondonópolis conseguir a autonomia do campus continua vivo e, não obstante, acreditamos que ainda é possível, com o devido apoio da nossa classe política, fazê-lo realidade prevalecendo o desejo inicial (Universidade Federal de Rondonópolis) ou, quem sabe, Universidade Federal da Grande Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Não podemos nos calar, pois UF de Rondonópolis ou UF da Grande Rondonópolis é sustentação e divulgação da UF Brasil a fora. Desistir jamais, sempre em frente. O nosso ideal/sonho deve prevalecer após décadas de lutas. Não podemos permitir que mudem a nossa história, simplesmente por um capricho político do MEC. JAMAIS!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img