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Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

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Nos últimos dias, o Jornal A TRIBUNA tem abordado em suas edições vários problemas e contestações inerentes às novidades implantadas no trânsito de Rondonópolis, no caso a fiscalização eletrônica, o pátio municipal de guarda e apreensão de veículos e o estacionamento rotativo pago – a “zona azul” ou “Rotativo Rondon”.
Nesses assuntos, mais uma vez, o A TRIBUNA tem mostrado sua independência editorial e defendido os interesses da comunidade. Com já enfatizado nesse espaço, o Jornal não é contra esses sistemas. Pelo contrário, acredita que sejam necessários para amenizar os problemas no trânsito local e, ao mesmo tempo, viabilizar o nosso crescimento urbano.
Para não deixar dúvidas, o A TRIBUNA deseja apenas que esses novos sistemas implantados no nosso trânsito funcionem dentro da legalidade, sem falhas e de forma transparente. No caso da zona azul, por exemplo, uma garantia do usuário – os 20 minutos iniciais de tolerância sem pagamento do estacionamento – vem sendo desrespeitada, mesmo estando prevista em um decreto municipal, em um termo de referência e em contrato.
Para atender aos anseios da empresa que explora o sistema informatizado de estacionamento, a Secretaria de Trânsito anunciou que pretende criar uma resolução, regulamentado o sistema, no qual os 20 minutos de tolerância sem pagamento de tarifa ficariam garantidos apenas aos veículos estacionados por meio do sistema eletrônico – cartão, conta on line e smartphone. Foi um meio-termo que a municipalidade encontrou para amenizar as críticas, pois, temos que aceitar, realmente é quase impossível ter esse controle manual em todo o centro urbano da cidade.
A partir de reclamações de motoristas, o A TRIBUNA também alertou para os altos valores cobrados pelos serviços prestados pela empresa que explora o serviço de guincho e guarda de veículos. Na área da fiscalização eletrônica, o alerta foi no sentido das muitas falhas que o sistema vem apresentando nessa fase inicial, como notificações expedidas fora do prazo legal, notificações com inconsistências relativas às infrações e notificações geradas a partir de deficiências no trânsito local, que expôs todos os problemas, deixando claro a necessidade de um projeto de engenharia de trânsito.
Queremos apenas que o trânsito de Rondonópolis possa melhorar sem que, para isso, venha penalizar indevidamente os cidadãos dessa progressista cidade…

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