22.1 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

No aguardo de uma posição

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Há muitos anos que a sociedade local vem lutando para ter um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis. O entendimento é que a instalação do campus vai fortalecer o município como pólo universitário e propiciar novas opções de cursos superiores para a juventude, que hoje conta com poucos cursos considerados nobres.
Nesse sentido, uma série de medidas foi tomada pelos deputados com base em Rondonópolis para assegurar a implantação da Unemat no município. Uma das medidas mais significativas foi a obrigatoriedade de garantir 2,10% da receita corrente líquida do Estado em 2014 para a Unemat, conforme consta na Constituição Estadual. Os percentuais vão aumentando de forma gradativa, ano a ano, até 2018.
Com o aumento do orçamento, a Unemat tem condições de se fortalecer e de se expandir, chegando a Rondonópolis. Inclusive, neste ano de 2014, já estava tudo pronto para o começo das atividades da Unemat no município, mas um acordo entre o Ministério Público e a universidade suspendeu a realização do primeiro vestibular da instituição na cidade, em virtude de irregularidades. Essa suspensão ocorreu em maio.
O problema é que está se aproximando mais um final de ano, época dos tradicionais vestibulares, e até agora a Unemat ainda não se posicionou sobre o vestibular em Rondonópolis. É por isso que veio em boa hora o requerimento apresentado pelos deputados estaduais J. Barreto e Sebastião Rezende, cobrando respostas da reitoria da universidade acerca da instalação em Rondonópolis.
Realmente, os esforços para definir o primeiro vestibular precisam ser feitos agora, para que as primeiras turmas sejam implantadas no começo de 2015. A reitoria da Unemat precisa dar as respostas necessárias à população de Rondonópolis e dizer que medidas foram feitas para sanar as pendências perante o Ministério Público e, especialmente, para garantir o vestibular no nosso município.
O compromisso com Rondonópolis precisa ser honrado! A Unemat precisa ser realidade para os nossos jovens!

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. O reitor Dionei se comprometeu em resolver as pendências e que de fato os cursos para Rondonópolis-MT seriam mantidos. Prometeu,pois os deputados aprovaram a lei que garante maiores repasses e certa autonomia. Agora, deixou a resolução para a outra gestora. Jogo político, nossos políticos não podem deixar ele não cumprir o acordo. Leva e não dá nada como retorno para a sociedade. Aumento o repasse para criação de novos campis.
    Veja tal notícia:

    O deputado Sebastião Rezende (PR) defendeu a convocação do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat, Dionei José da Silva, para explicar sobre o atraso no processo de ampliação e instalação de dois campi, sendo um em Cuiabá e outro em Rondonópolis. A cobrança foi feita durante sessão desta quarta-feira (22).

    O parlamentar lembrou que a Casa de Leis deu todas as condições à universidade para a sua ampliação ao aprovar uma emenda constitucional que aumentou o valor dos recursos destinados a ela. Contudo, até agora nada foi anunciado. O projeto garante o repasse de 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado para a universidade. Expectativa é que até 2018 o percentual chegue a 2,5% da RCL.

    O discurso de Rezende foi endossado pelo deputado J. Barreto (PR) que destacou a luta pela aprovação dessa PEC. Cobrou a criação dos cursos de Pedagogia, Jornalismo e Direito para atender os estudantes de Rondonópolis e cidades vizinhas. “É importante que o reitor venha aqui na Assembleia para dar explicações sobre a situação da Unemat”, disse Barreto, ao questionar também a suspensão do vestibular na cidade da região Sul.
    – See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/reitor-da-unemat-sera-convocado-para-dar-explicacoes-a-al.html#sthash.hOezxUok.dpuf

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rondonópolis: Seciteci oferta cursos gratuitos de informática, excel e assistente administrativo

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) abriu, nesta terça-feira (14), inscrições para...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img