21.1 C
Rondonópolis
 
 

Uma ponta de esperança

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Depois da pressão feita pela Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Rondonópolis, solicitando à Justiça a interdição parcial do Sistema Socioeducativo e o não internamento de novos menores infratores até que uma reforma emergencial fosse realizada no local, o Governo do Estado encaminhou até Rondonópolis o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Valdemir Rodrigues Pascoal, que assinou um termo junto ao Ministério Público se comprometendo em realizar a reforma do prédio, que estava em situação degradante, num prazo de 60 dias.
A ação é um demonstrativo de que os problemas somente parecem ter solução depois que decisões drásticas precisam ser tomadas. É impossível que o Estado não tivesse pleno conhecimento da situação degradante à que estavam expostos os menores infratores no Centro Socioeducativo de Rondonópolis, que funciona há anos improvisado no prédio de uma antiga delegacia.
Como foi bem explicitado pelo promotor Ari Madeira em inúmeras ocasiões, o Socioeducativo de Rondonópolis não educa ninguém, faz apenas com que aqueles que ali estão internados possam sair pior. Não há cumprimento do que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por falta de estrutura, os menores que ali se encontram não têm espaço para salas de aula, nem para área de lazer. Recuperar como? De que forma? Sem educação, em situação degradante?
Agora veio a promessa de uma reforma emergencial e da construção do Núcleo de Atendimento Integrado (Nai), que irá abrigar o novo centro Socioeducativo de Rondonópolis. A esperança foi dada, resta saber se a promessa será mesmo cumprida, sob pena de vermos mais e mais menores sendo apreendidos e voltando para o mundo do crime e, no futuro, se tornando adultos criminosos, sem nem mesmo terem tido uma chance.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img