26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

O teste do olhinho em questão

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Realmente bastante interessante a propositura do médico e vereador Hélio Pichioni em tornar obrigatório a realização do “teste do olhinho” para as crianças nascidas em Rondonópolis. A informação foi divulgada pelo Jornal A TRIBUNA na edição de ontem, constando que esse vereador ingressou com um projeto de lei a respeito. Mesmo tendo de passar ainda pelo crivo da Câmara Municipal e do prefeito, é importante estar falando desse assunto neste editorial.
O município de Rondonópolis já possui como obrigatório a realização dos testes do “pezinho” e da “orelhinha”. Nesse sentido, a garantia de um terceiro exame entre os recém-nascidos viria trazer mais tranquilidade aos pais e qualidade de vida aos novos rondonopolitanos. Isso porque quanto mais cedo a descoberta de anomalias, doenças ou problemas, mais fácil de tratar, de evoluir para cura e garantir uma vida mais saudável.
No caso do “teste do olhinho”, através da técnica conhecida como “reflexo vermelho”, é possível diagnosticar precocemente problemas variados na visão, a exemplo da catarata e glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, infecções, traumas de parto e cegueira. O mais importante é que o custo para sua realização não é alto, mas os benefícios incidem sobre a qualidade de vida dos cidadãos.
Tudo indica que os vereadores terão de enfrentar a resistência do prefeito, sob a alegação da geração de um custo a mais ao erário. Contudo, quanto mais meios de garantir a plena saúde dos cidadãos rondonopolitanos, melhor! Na gestão passada, os vereadores tiveram que passar por cima do veto do prefeito, para instituir o “teste da orelhinha”, que permite detectar problemas relativos à audição da criança.
Já o “teste do pezinho”, mais antigo, é inquestionável, pois diagnostica doenças que, se não forem tratadas precocemente, podem levar a vários prejuízos, inclusive a deficiência mental. Enfim, espera-se que o bom senso possa prevalecer e que mais esse exame possa ser garantido em prol das futuras gerações locais. Os novos brasileirinhos de Rondonópolis certamente agradecerão.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img