30.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Exemplo a ser seguido

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A parceria entre o Ministério Público, a ONG Itiquiunida, o sistema prisional e os poderes constituídos do município de Itiquira, no sentido de aproveitar a mão de obra de reeducandos locais em obras assistenciais, construção de casas populares em regime de mutirão, vem dando resultado e isso prova que as sugestões apresentadas pela sociedade organizada de Rondonópolis, durante o 1º Fórum de Imprensa sobre Segurança Pública, realizado o mês passado, também estavam certas.

O aproveitamento da mão de obra dos presos em Itiquira já possibilitou a construção de 35 casas populares. Aqui em Rondonópolis, foi sugerido que o poder executivo local disponibilize cerca de 20% das vagas de serviços gerais (reservadas à contratações temporárias), sejam destinadas a reeducandos egressos do regime semiaberto, para que possam ter uma oportunidade de trabalho que possibilite a sua reinserção social.

Aqui em Rondonópolis, a realidade é um pouco diferente de Itiquira diante da demanda mais significativa, mas o princípio básico é o mesmo. Por isso a solução vai estar na formação de parcerias entre sociedade organizada, o Governo do Estado, os poderes constituídos (Ministério Público, Judiciário, poder executivo, etc).

Na verdade, o que é preciso mesmo são políticas públicas que possibilitem a recuperação do indivíduo através de programas efetivos de ressocialização, onde ele possa estudar, se capacitar, se qualificar, aprender uma profissão e se reinserir no convívio social como um indivíduo produtivo, e não mais como um problema para a sociedade.

O cidadão em conflito com a lei, após cumprir parte da pena a que

é submetido quando é julgado, e quando tem bom comportamento, recebe progressão de regime e de alguma forma é reinserido na sociedade. Todavia se não houver um programa e ressocialização de recuperação, ele volta a delinqüir e a se contrapor contra a ordem social, tornando-se um novo problema. Então, se a sociedade e os poderes constituídos se unirem para buscar soluções conjuntas para um problema que é de todos, com toda certeza a chance de conseguir bons resultados será muito grande. Parabéns ao MPE de Itiquira, a ONG – Itiquiunida e a todos que integram essa parceria humanitária.

E se essa ação pôde ser feita em Itiquira, nós também podemos fazer em Rondonópolis. Basta querermos!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Embora a hipertensão arterial seja doença de maior prevalência em adultos, afetando cerca de 30% da população brasileira, o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img