18.1 C
Rondonópolis
, 19 julho 2025
 
 

Tigrão da Vila: Duas décadas depois, livro conta a saga do título

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Depois de alguns meses fazendo pesquisas no arquivo físico do A TRIBUNA e entrevistas, consultando livros, súmulas de jogos na sede da FMF (Federação Mato-grossense de Futebol) em Cuiabá e sites ou blogs na internet, o professor de língua inglesa e escritor Jerry Mill torna público hoje, dia 3 de julho, o seu 17º projeto literário, dedicado a Lelo Brega, ícone da agremiação, que faleceu no dia 12 de junho: Vila Aurora Campeão do Mato-grossense 2005.

“Talvez o tema surpreenda alguns dos leitores que me acompanham há décadas e estão mais acostumados a ler os meus textos sobre a língua inglesa ou o Rotary Club, além das biografias organizadas e lançadas. Acontece que o esporte, principalmente o futebol, sempre fez parte da minha vida, em especial nos meus tempos de criança e adolescente, quando eu jogava nos times da escola ou nas peladas de fim de tarde ou final de semana em diferentes bairros da cidade”, revelou.

Segundo ele, a apresentação da obra se dará de forma remota, pelo YouTube, a partir das 18h, bastando acessar o seu canal: Jerry Mill.

“Isso porque, por enquanto, a obra existe apenas na sua versão em PDF, que estará disponível para os interessados em breve. Já a sua versão impressa só sairá se eu conseguir o apoio cultural necessário da iniciativa privada ou do poder público”, acrescentou.

O VILA AURORA

Fundado no dia 5 de maio de 1964, o pequeno grupo local de amantes e praticantes de futebol se tornou a Sociedade Esportiva Vila Aurora (ou S.E.V.A.), mais conhecida como Tigre ou Tigrão da Vila, somente alguns anos depois. Depois de surgir no cenário varzeano local, a equipe ganhou diversos torneios e campeonatos amadores da cidade e região nas décadas de 1970 e 1980, tornando-se um dos times mais respeitados do município e do estado.

“O Vila Aurora tem muitos títulos, mas este certamente é um capítulo inesquecível na sua história. Por isso, o livro traz informações sobre o que aconteceu antes, durante e depois desta competição, que culminou com a conquista da primeira taça do futebol profissional rondonopolitano em nível estadual, cinco anos antes do seu arquirrival, o União. Um feito e tanto, sem dúvida”, disse ele.

APRESENTAÇÃO

Segundo Jerry Mill, durante a live (transmissão ao vivo) no seu canal no YouTube, prevista para durar cerca de 40 minutos, vai falar sobre o processo de confecção da obra, bem como dar detalhes sobre os cinco capítulos que a compõem, sendo que um deles mostra como e onde estão alguns dos protagonistas desta conquista vinte anos depois.

“Eu espero que as pessoas gostem do resultado final da obra. Eu, particularmente, raramente fico 100% satisfeito com as minhas publicações. Para mim, é sempre possível ter feito algo melhor, com um pouco mais de capricho e atenção aqui ou ali. Afinal, o público leitor merece ter o melhor que pudermos oferecer”, disse.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

“Infelizmente, a realidade futebolística rondonopolitana continua a ser um nicho editorial pouco documentado e divulgado pelos nossos historiadores e escritores. Com exceção de um ou outro livro lançado no passado, o setor praticamente não empolga a nossa população como no passado e, consequentemente, não atrai grandes investimentos. Pelo menos até o momento”, concluiu.

SOBRE O AUTOR

Professor de língua inglesa há mais de três décadas e mestre em Estudos de Linguagem (UFMT), Jerry Mill também atua como palestrante e workshopper. Idealizador da Associação Livre de Cultura Anglo-Americana (ALCAA), recentemente ele passou a dedicar seu tempo livre e seus esforços ao Mr. Sebo, “um sonho que foi interrompido e depois negligenciado por alguns anos”, segundo ele.

Dentre outros títulos, ele já lançou duas edições do seu Inglês de Fachada, a quadrilogia Inglês no A Tribuna, o livreto Death Itself + Other Short Poems (com poemas apenas em inglês) e três biografias.

“Tudo indica que a próxima biografia será a do Aroldo Marmo de Souza, fundador deste A TRIBUNA. Ou uma obra mais robusta sobre a trajetória de seis décadas do Tigrão da Vila, talvez”, acrescentou.

Contatos do autor nas redes sociais: @jerrytmill

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Papo Político

    sadsadasd  
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img