26.7 C
Rondonópolis
 
 

Efeito janela: Pátio fica sem maioria na Câmara

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Na reta final do seu mandato, Zé Carlos do Pátio deve governar a cidade com minoria na Câmara Municipal (Foto – Arquivo)

Com o fim da janela partidária, encerrada na sexta-feira (5), o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB) deverá ter pela frente, pelo menos aparentemente, um cenário desfavorável na Câmara Municipal, mesmo com o seu partido passando a ter a maior bancada da Casa.

Pelo novo desenho das bancadas partidárias após a janela, tudo indica que o prefeito, para aprovar seus projetos em período pré-eleitoral, terá de dialogar muito com a maioria oposicionista, pelo menos teoricamente, na Casa de Leis.

Dos 21 vereadores, 13 deles estão hoje em partidos que compõem as candidaturas oposicionistas de Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL).

Composta até então pelos vereadores Marildes Ferreira e Roni Magnani, a bancada socialista passou a contar pós-janela com sete vereadores, com as chegadas de Reginaldo dos Santos e Batista da Coder, oriundos do SD; Beto do Amendoim e Kaza Grande, vindos do PRD e DC, respectivamente; e Cláudio da Farmácia, que veio do MDB do pré-candidato a prefeito Thiago Silva.

Ao longo dos últimos anos, os vereadores Reginaldo, Batista, Beto e Kaza Grande têm suas atuações mais alinhadas com o Executivo. Já Marildes, a única eleita pelo PSB em 2020, tem adotado uma postura mais crítica da gestão, mesmo estando na base de sustentação.

Assim como Marildes, o vereador Roni Magnani, que acompanhou Pátio na sua filiação ao PSB há quase dois anos, mas que se afastou dele após a eleição de 2022, onde ficou como primeiro suplente da sigla na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, tem tido uma postura crítica em relação à gestão.

Além disso, Magnani ainda sinaliza que não deve apoiar o candidato a prefeito defendido por Pátio, o diretor-geral do Sanear, Paulo José. O que se comenta é que ele [Magnani] deve fazer parte da aliança oposicionista que será encabeçada pelo emedebista Thiago Silva.

Além dos sete vereadores do PSB, a bancada de partidos que deve caminhar na eleição deste ano com Pátio tem mais um vereador na Câmara, o petista Júnior Mendonça.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Presidente da Casa de Leis, Mendonça, por outro lado, também tem tido uma atuação independente, ou seja, não tão alinhada com as pautas do Executivo.

Para completar, o seu partido, o PT, caso não feche aliança com Pátio, deverá lançar candidato próprio a prefeito, que deve ser o empresário e assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Ernesto Augustin, o Teti.

Oposicionistas

Já as bancadas de siglas alinhadas com partidos que estão em alianças oposicionistas, que estão costuradas para corrida sucessória, contam com 13 vereadores, sendo que nove estão hoje com o pré-candidato Thiago Silva e quatro com o pré-candidato Cláudio Ferreira.

O MDB do deputado Thiago conta com a segunda maior bancada da Casa de Leis. A sigla que elegeu três vereadores: Adonias Fernandes, Investigador Gerson e Cláudio da Farmácia que, como dito acima, deixou o partido e foi para o PSB de Pátio. Os três eleitos nunca fizeram oposição sistemática ao Paço Municipal.

Em contrapartida, o MDB, que perdeu Cláudio da Farmácia para o PSB, ganhou mais três vereadores que foram eleitos em 2020 pelo SD, sigla pela que o atual prefeito se reelegeu.

Os vereadores Dr. Jonas Rodrigues, Adilson do Naboreiro e Dico Sodré, que foi a grande surpresa da janela e uma espécie de troco do MDB pela perda do vereador Cláudio da Farmácia. Ao contrário de Jonas e Naboreiro, que vêm fazendo duras críticas à gestão, Dico vinha dando sustentação.

Ainda no campo da oposição, o UB, que deve apoiar o emedebista Thiago Silva na eleição deste ano, recebeu os vereadores Cido Silva que estava no PSC, Roni Cardoso que estava no PSD e Ozeas Reis que estava no PP. Os dois últimos partidos devem apoiar o candidato lançado por Pátio para a disputa da sucessão municipal.

Com a chegada dos três vereadores que estavam na base de sustentação de Pátio, o UB só não ficou isolado como terceira maior bancada da Casa, porque o seu único vereador até então, Marisvaldo Gonçalves, optou em ir para o Republicanos, que também deve estar no arco de alianças que está sendo costurada para apoiar Silva.

Do deputado Cláudio Ferreira, que é pré-candidato a prefeito, o PL passou a ter, após a janela, representantes na Casa de Leis.

O partido, que não elegeu vereador em 2020 e hoje, ao lado do UB tem a terceira maior bancada da Casa, recebeu os parlamentares: Kalynka Meirelles, Paulo Schuh e Dr. José Felipe Horta.

De posturas oposicionistas na Câmara, eles deixaram o Republicanos, DC e Podemos para ingressar no PL de Cláudio. Junta-se a eles, o vereador Subtenente Guinancio, cujo o seu PSDB forma federação com Cidadania e indica que apoiará Cláudio na disputa pela sucessão municipal.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img