29.5 C
Rondonópolis
 
 

Correio Velho: De forma permanente, prédio é tombado pelo Município

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Atualmente, o imóvel ainda é de propriedade dos Correios e chegou a passar por uma restauração há alguns anos, contudo, está fechado sem utilização (Foto – Arquivo)

O prédio do Correio Velho, em Rondonópolis, foi tombado permanentemente pelo Município. O decreto do tombamento permanente do edifício histórico já foi publicado. Pelo decreto 12.003, de 12 de março de 2024, a sede do Correio Velho passa a fazer parte do patrimônio histórico-cultural da cidade, com o objetivo de preservar a memória da ocupação local.

Com o tombamento permanente, quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no imóvel, interna e externamente deverão ser previamente aprovadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo.

Além disso, a colocação de letreiros, anúncios e engenhos de publicidade no bem tombado obedecerá à norma estabelecida pelo órgão executivo de proteção do patrimônio cultural do Município e seu licenciamento será previamente aprovado pelo órgão de tutela.

O prédio que abrigou a sede do Correio Velho, localizado na Avenida Marechal Rondon esquina com a rua Rosa Bororo, no centro, próximo ao Casario, foi construído na década de 1900, sendo uma das primeiras casas comerciais construídas na cidade.

Posteriormente, serviu de depósito para as linhas telegráficas e foi utilizado por Marechal Cândido Rondon. O local foi então comprado pelos Correios, para onde a sede foi instalada, mas hoje está fechado.

Atualmente, o imóvel ainda é de propriedade dos Correios e chegou a passar por uma restauração há alguns anos, contudo, está fechado sem utilização. A prefeitura já informou que está negociando a compra do imóvel com os Correios e tem direito de preempção na compra.

No último dia 7 de fevereiro, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do Poder Executivo que pedia autorização legislativa para compra do prédio.

As informações dos vereadores, como mostrou o A TRIBUNA anteriormente, é de que após a compra, o prédio deve abrigar a Secretaria Municipal de Cultura, além de um espaço voltado para a preservação da memória histórica e cultural da cidade, com homenagens às primeiras famílias moradoras que se instalaram em Rondonópolis.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img