30 C
Rondonópolis
 
 

Falta de professores: Volta às aulas conturbada repercute na Câmara Municipal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Falta de professores nas salas de aula na rede municipal foi tema de debate na sessão de ontem da Câmara Municipal (Foto – Valdeque Matos/A TRIBUNA)

O conturbado início do ano letivo na rede municipal de ensino de Rondonópolis repercutiu na sessão de ontem (7) da Câmara Municipal. Menos de uma semana após a volta das aulas, ocorrida no último dia 5 de fevereiro, alguns vereadores relataram que têm recebido inúmeras reclamações sobre a falta de professores em salas de aula.

Vale ressaltar que as aulas na rede municipal deveriam ter iniciado 15 dias antes, em 22 de janeiro, mas o começo do ano letivo foi adiado em decorrência de atraso no lotação dos professores aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Rondonópolis em 8 de outubro do ano passado.

“É um absurdo o que está acontecendo. Temos várias escolas sem professores”, disparou o vereador Subtenente Guinancio (PSDB).

Segundo ele, um levantamento feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur) apontou a existência de pelo menos 77 vagas livres nos diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e outras tantas nas Escolas de Ensino Fundamental (EMEIs).

“Não tem jeito, a Câmara acaba absorvendo isso… Infelizmente, esta gestão não está sendo capaz de fazer o que precisa. A gestão fica dizendo que é do bem, que é do pobre, que é do trabalhador. Mas, ‘ferra’ com o trabalhador, com a trabalhadora”, alfinetou o parlamentar oposicionista.

O vereador Investigador Gerson (MDB) também teceu duras críticas à gestão municipal e frisou que não dá mais para ficar protelando esta questão de chamamento dos professores aprovados no concurso público.

“Tem que convocar os professores que passaram no concurso, seja da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental. O que não pode continuar é protelando esta situação e dizendo que vai chamar mais. Mas, não chama, fica enrolando e quem sofre com isso são aprovados do concurso à espera do chamamento e as crianças sem estudar. Então, seja a quantidade que for, convoque com urgência estes professores”, bradou o emedebista.

Sem citar a quantidade exata, o líder do prefeito na Casa de Leis, vereador Reginaldo Santos (SD), anunciou na tribuna da Câmara que a gestão municipal deve fazer novas convocações de professores do concurso nos próximos dias.

Segundo ele, para o cargo de professor do Ensino Infantil o número de convocados deve ficar entre 36 a 40. Já para o Ensino Fundamental, entre 120 a 140. “O Edital deve sair na próxima semana, provavelmente na terça-feira”, adiantou Reginaldo.

Ele explicou ainda que o município fez uma convocação de professores aprovados no seletivo para ocuparem as vagas livres daqueles professores que pediram prorrogação de prazo para apresentação da documentação exigida para tomarem posse do cargo.

“Na hora que chegar este profissional que pediu a prorrogação por 60 dias, a vaga será ocupada por ele (aprovado no concurso)”, explicou o líder do prefeito, acrescentando que as únicas vagas que ficarão com professores do seletivo serão as de reservas técnicas.

“São aquelas vagas deixadas por diretores, coordenadores, atestado médico, licença-prêmio e licença-maternidade por exemplo”, explicou Reginaldo.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img