37.3 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Apenas em 2024: Município aperta o cerco e notifica mais de 4 mil proprietários de terrenos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os proprietários que estiverem com os terrenos sujos e com casas abandonadas estão sendo notificados (Foto – Divulgação/Prefeitura)

A disparada de casos de dengue em várias partes do Brasil deixou Rondonópolis em alerta para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas que o Município vem tomando, está a intensificação da fiscalização de terrenos baldios e de casas abandonadas.

Segundo o Departamento Municipal de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Receita, somente em janeiro e fevereiro, mais de 4 mil notificações para proprietários com terrenos sujos e casas abandonadas foram emitidas.

Conforme o gerente do Departamento de Controle Urbano, Paulo Padin, as equipes de fiscalização estão atuando em todas as regiões da cidade.

“Vamos passar por todos os bairros fiscalizando e notificando os proprietários que estiverem com os terrenos sujos e com casas abandonadas”, disse.

Padin explicou que os contribuintes que não mantêm as áreas limpas são notificados e têm 15 dias para promover a limpeza dos terrenos e comunicar neste prazo a Prefeitura. Depois do município ser informado por escrito pelo proprietário notificado que a limpeza foi feita, os fiscais retornam aos locais para confirmar. “A notificação é feita pelo Correio, mas caso o proprietário não seja encontrado é realizada via Diário Oficial do Município”, lembrou.

Caso a limpeza não seja feita no prazo de 15 dias, que é estabelecido por lei, será gerado auto de infração e o proprietário receberá a multa. A multa é de 5 Unidades Fiscais de Rondonópolis (UFRs) por metro quadrado do terreno. Levando em conta o valor da unidade fiscal, a multa é de pouco mais de R$ 20,00 por metro quadrado.

Para um terreno de cerca de 200 m², por exemplo, a multa é superior a R$ 4 mil. Quanto maior o terreno, maior a multa. Para proprietários reincidentes a multa é cobrada com valor dobrado.

“Quem tem casas abandonadas também está sendo notificado para que faça a limpeza ou a demolição no prazo de 15 dias. Caso contrário, será aplicado o auto de infração e encaminhado ao Ministério Público solicitando a demolição do imóvel”, acrescentou Padin.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

IBGE: Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img