36 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Saúde: Sonho de Hospital Universitário dá passo importante rumo à concretização

Proposta envolve parceria da bancada federal, governos estadual e municipal e UFR; luta foi iniciada ainda em 2021 pelo vereador Dr. José Felipe

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Vereador Dr. José Felipe Horta (Podemos) e o senador Wellington Fagundes: articulação importante em prol da população local e da região (Foto – Divulgação)

Em articulação recente entre lideranças políticas com base em Rondonópolis, o sonho antigo da criação do Hospital Universitário (Hospital Escola) parece ter dado um passo importante rumo à concretização.

A proposta é unir forças federal, estadual e municipal em uma parceria junto à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), então responsável pela gestão operacional da nova unidade de Saúde. Atualmente, o curso de Medicina da UFR é destaque nacional.

O último encontro sobre o novo hospital ocorreu nesta semana, a pedido do vereador Dr. José Felipe Horta (Podemos). O parlamentar se reuniu com a presidência local do PL e com o senador da República Wellington Fagundes (PL), um dos responsáveis diretos pela implantação do curso de Medicina da UFR e a construção dos blocos, obra iniciada em 2014, paralisada em 2016 e reiniciada já em 2022.

À época, R$ 4,5 milhões foram aportados da bancada federal para a retomada, que culminou na inauguração do Centro de Saúde – evento que contou com a visita do ministro da Educação, Camilo Santana – em maio do ano passado.

A construção dos blocos também contou com recursos viabilizados por meio de emenda parlamentar do atual deputado federal José Medeiros (Podemos), a pedido do vereador rondonopolitano. Para a construção do novo Hospital Universitário, o Vereador Dr. José Felipe articulou, ainda, junto ao Município a doação da área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, próxima ao campus da UFR.

Novo Regional

Ainda do encontro entre vereador e senador da República, a definição do modelo da nova unidade. A ideia é que o Hospital Universitário funcione como o novo Hospital Regional, atendendo via Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes de Rondonópolis e dos demais 19 municípios que compõem a região Sul de Mato Grosso.

“É evidente que a demanda existe. Nossa população carece de um novo Hospital Regional, que atenda com qualidade, estrutura e tecnologia”, argumenta Dr. José Felipe.

Assim como o atual Hospital Regional, a nova unidade de Saúde busca ser custeada pelos governos federal e estadual, com contrapartida do Município.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Compromisso

Em um vídeo registrado logo após a reunião, Fagundes firmou o compromisso de levar a reivindicação adiante. Para se tornar realidade, o Hospital Universitário precisa do aval federal, além do governador Mauro Mendes (UB). Ao vereador, o senador da República afirmou que seguirá a articulação junto ao chefe do Poder Executivo do Estado.

Fagundes informou, ainda, que visitará nos próximos dias a cidade de Jataí, em Goiás. O Município conta com um Hospital Regional nos mesmos moldes. A ideia é trazer a referência para um futuro encontro junto ao governador.

Mais antigo

Dr. José Felipe iniciou o mandato de vereador em 2021 e já à época foi linha de frente política na viabilização do Hospital Universitário de Rondonópolis.

A primeira proposta apresentada, já nos primeiros meses de parlamento, era a formalização de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade, utilizando o sexto andar do hospital filantrópico para a instalação. O vereador recebeu o apoio da bancada federal mato-grossense, mas o projeto não foi adiante por questões burocráticas.

O sonho, entretanto, permaneceu vivo. Já em 2022, o vereador foi procurado pela reitoria da Universidade Federal de Rondonópolis para a retomada da discussão.

E as conversas avançaram. Equipes da UFR, junto à reitora Analy Castilho Polizel, apresentaram ao vereador um projeto semelhante implantado e em pleno funcionamento na capital mineira Belo Horizonte. Novamente, a proposta foi levada às bancadas federal e estadual. O vereador Dr. José Felipe se reuniu com o então deputado federal Fábio Garcia (UB) e com o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

Residência

Ainda em fevereiro de 2021, José Felipe apresentou um projeto de Lei para a criação do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), para a formação de excelência de residentes (médico clínico geral sem especialidade ou recém-formado) em parceria do a UFR.

O convênio, recebeu contrapartida do Ministério da Educação (MEC), mas não foi assinado pelo prefeito José Carlos do Pátio até 2023. O governo federal arcaria que o custo parcial de bolsas de estudo.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

As chuvas diminuíram no Rio Grande do Sul nas últimas horas, um alívio após as fortes precipitações que voltaram...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img