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Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Outro lado: Rumo diz que traçado segue estudo que subsidiou a Licença Prévia

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A expansão dos trilhos de Rondonópolis ao norte do Estado começou em novembro do ano passado, com a construção de um viaduto de 107 metros sobre a BR-163 (Foto – Arquivo)

Em meio a queda de braço com a prefeitura de Rondonópolis sobre a alteração do traçado da ferrovia dentro do município, visando a expansão dos trilhos até o norte do Estado, a Rumo Logística repassou ao A TRIBUNA, por meio de sua assessoria, que seguirá executando a obras da expansão da linha férrea, como está prevista na área de estudo que embasou a emissão da licença prévia.

“A retificação do traçado e todas as documentações que orientam as obras foram devidamente apresentadas e aprovadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), órgão competente para tanto”, informou a empresa.

A expansão dos trilhos de Rondonópolis ao norte do Estado, que conta com um traçado de 743 Km e tem previsão de entrar em operação em 2030, começou em novembro do ano passado, com a construção de um viaduto de 107 metros sobre a BR-163, em frente ao Terminal Ferroviário de Rondonópolis. O viaduto foi entregue no primeiro semestre deste ano e, no momento, outros cinco estão em construção.

Como noticiou o A TRIBUNA, no último dia 11 de dezembro a fiscalização da prefeitura embargou a obra. O motivo, de acordo com o Paço, foi a insistência da empresa em seguir com as obras do projeto alterado após o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) ter revogado a Certidão de Uso e Ocupação do Solo do município, em meados do mês passado.

Três dias depois, a empresa retomou o serviço, após obter na Justiça uma liminar que derrubou a decisão administrativa do prefeito. A decisão liminar foi concedida pelo juiz Aroldo José Zonta Burgarelli, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública, dia 14 deste mês.

Sobre a polêmica dos trilhos passando nas proximidades de bairros da região Salmen, principalmente do Maria Amélia e Rosa Bororo, a empresa ressaltou que, ao contrário do que se tem ventilado, o traçado não adentrará o perímetro urbano do município. “Não passará por dentro de nenhum bairro”, destacou.

A Rumo acrescentou ainda que nos locais em que os trilhos passarão mais próximos da zona urbana de Rondonópolis, conforme foi apresentado e aprovado pela Sema, serão construídos muros de vedação, com intuito de impedir a aproximação de pessoas dos trilhos.

“A empresa seguirá executando as obras com o compromisso contínuo de avaliar e otimizar soluções de engenharia para assegurar uma ferrovia com os mais elevados padrões de excelência, minimizando riscos de execução e mitigando impactos sociais e ambientais”, afirmou a empresa, que segue avançando, em meio à polêmica causada pela alteração do traçado na expansão dos trilhos, que foi aprovada pela Sema.

Como já noticiou este jornal, os deputados estaduais também aprovaram, no último dia 13 de dezembro, a revogação da licença ambiental dada pelo órgão estadual.

 

 

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POSSE

Agora, no último dia 19, por meio de processo judicial, a Rumo tomou posse da área do novo traçado, mais precisamente ao lado do Maria Amélia, segundo informação repassada pelo professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Aguinaldo Rocha, que em 3 junho deste ano, em reportagem do A TRIBUNA, chamou a atenção do poder público e da sociedade rondonopolitana para o fato de que a empresa não estaria seguindo o projeto original aprovado pela Sema.

 

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