Como foi noticiado, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) realizou, na quinta-feira (9), uma audiência pública para debater a segurança em Rondonópolis.
Durante a reunião, o coordenador do Gabinete de Apoio a Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho Soares, o Biliu, prestou esclarecimentos ao parlamentar sobre a instalação das câmeras do programa Vigia Mais MT no município. Desde julho, mais de 600 equipamentos cedidos pelo Governo do Estado foram entregues à prefeitura.
De acordo com Biliu, as câmeras ainda não foram instaladas devido às exigências da Procuradoria Municipal sobre demandas estruturais para receber o programa.
Respondendo aos questionamentos do deputado Cláudio, o secretário afirmou que entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, a prefeitura deverá finalizar o projeto elétrico básico exigido pela Procuradoria e poderá dar início ao processo licitatório para a instalação dos equipamentos.
“Nossa cobrança é para que seja realizado com responsabilidade e celeridade todo esse processo, a fim de ampliar o quanto antes os meios de segurança para a população. Recebemos do Executivo a garantia de que os equipamentos serão implantados e continuaremos cobrando e trabalhando para que a segurança pública ganhe atenção e investimentos que são necessários”, afirmou o deputado.
O coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, comandante do 4º Comando Regional de Rondonópolis, participou da audiência e falou sobre a importância da discussão.
“Para nós, da PM, essa audiência é bastante pertinente, pois tivemos a oportunidade de prestar informações necessárias à população sobre o Vigia Mais, sobre a participação das forças de segurança no planejamento e dos resultados do programa na prevenção e apuração de crimes”, afirmou o coronel.
O tenente-coronel Lauro Osório, do 5º Batalhão da PM em Rondonópolis, também participou da reunião, respondendo aos questionamentos apresentados. A audiência reuniu ainda representantes de vários setores da sociedade.