29.5 C
Rondonópolis
 
 

Saúde: Roo suspende atendimento a pacientes de outros municípios

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A decisão já foi comunicada, oficialmente, pela secretária de Saúde, Ione Rodrigues, às secretarias de Saúde dos 18 municípios (Foto – Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis suspendeu os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias para pacientes dos 18 municípios que compõem a regional de saúde.

A decisão já está valendo desde esta quarta-feira (11) e foi comunicada oficialmente pela secretária de Saúde, Ione Rodrigues, às secretarias de saúde dos 18 municípios.

O argumento da prefeitura é que os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias já ultrapassaram o pactuado com Rondonópolis. Foram mantidos, segundo a pasta, somente os atendimentos de emergência.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a suspensão atinge, especificamente, os pacientes dos 18 municípios que compõem a regional de saúde. Já os pacientes de Rondonópolis continuam sendo atendidos normalmente.

Em ofício encaminhado aos municípios da regional de saúde, a prefeitura apontou que não tem capacidade financeira e orçamentária para assumir a atual demanda da região.

Conforme a Saúde Municipal, até junho de 2023, 23% dos atendimentos da Santa Casa de Rondonópolis e 53% dos atendimentos do Hospital Paulo de Tarso foram direcionados para pacientes dos municípios da regional.

A Saúde explicou ainda que solicitou aos 18 municípios que são referenciados para Rondonópolis, que sejam repactuados os acréscimos nos saldos e valores contratuais para a continuidade dos atendimentos.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Ainda de acordo com a pasta, a retomada dos atendimentos está condicionada à revisão do chamado teto MAC, que é o valor pago pelos procedimentos de média e alta complexidade repassados pelo Ministério da Saúde para a prefeitura de Rondonópolis. Contudo, a Saúde destacou que essa revisão de valores deve ser realizada pelo governo do estado.

A prefeitura argumentou também que somente em 2022, a Saúde do município apresentou um déficit de R$ 20,7 milhões referentes aos procedimentos de média e alta complexidade e que neste ano, o déficit continua.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img