25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

UFR: Com corte de recursos, despesas básicas podem ficar comprometidas

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O recente bloqueio de recursos das universidades e institutos federais pelo governo federal impacta diretamente no funcionamento da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Conforme nota publicada nesta semana, os recursos financeiros foram integralmente retirados no início do mês, em decisão que surpreendeu os gestores Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Situação preocupa dirigentes da UFR em função da dificuldade da manutenção de serviços e despesas básicas

O Pró-reitor de Planejamento e Administração (Proplad) da UFR, professor Josemar de Oliveira, explicou que, em virtude do planejamento antecipado, a UFR foi capaz de assegurar o pagamento das bolsas estudantis de dezembro. Entretanto, enquanto situação não for revertida, a universidade permanece na ausência de recursos financeiros para o pagamento das despesas já liquidadas.

Assim, a informação é de que as etapas legais da execução orçamentária foram cumpridas, porém o dinheiro da instituição precisa ser liberado para que o pagamento dos compromissos possa ser realizado pela UFR. “A retirada destes recursos pelo governo federal atinge as reservas previstas para a liquidação de despesas gerais tais como fornecedores, contratos continuados da universidade com manutenção predial, limpeza, conservação, secretariado, água, energia e diárias”, explica.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, foi a Brasília em busca de solução que possa reverter o quadro.

ALÍVIO

A UFR informou que a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta quinta-feira (8), a quantia de R$ 281 mil para pagamento de demandas referentes ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na UFR. A liberação parcial de recursos ocorreu após sucessivos encontros com os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O recurso recebido está destinado para pagamento exclusivo das despesas do Plano Nacional de Assistência Estudantil. O programa incentiva a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. Entre os recursos liberados para pagamento do Pnaes estão: bolsas de monitoria inclusiva, bolsas PBEXT-AF, bolsa monitoria, bolsas PIBIC-AF, auxílio cultura, auxílio esporte, auxílio permanência, auxílio-moradia, adicional de alimentação e complementar de alimentação.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Josemar de Oliveira, explicou que a UFR priorizou com esse recurso as despesas mais urgentes e que amparam diretamente os estudantes mais necessitados. Entretanto, explica que a universidade possui programas de auxílio que não dependem dos recursos do Pnaes e que estão condicionadas ao repasse financeiro. (Matéria Atualizada)

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS: Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o Rio Grande do Sul,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img