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Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Mudanças no trânsito: Implantação de faixas exclusivas, ciclorrotas e ciclovias vai custar R$ 1,6 mi

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A nova sinalização horizontal e vertical será implantada nas principais ruas e avenidas da cidade (Foto – Arquivo)

A empresa M.A. Comércio e Serviços será a responsável pela implantação das faixas exclusivas para ônibus, ciclorrotas e novas ciclovias em Rondonópolis.

A Prefeitura está investindo R$ 1,6 milhão para a sinalização horizontal e vertical nas principais ruas e avenidas da cidade para criar a nova estrutura. Com as faixas, mudanças devem ocorrer em trechos de várias ruas e avenidas, especialmente, com o fechamento de vagas de estacionamentos.

A medida está sendo adotada pela Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC), que passará a gerir o transporte coletivo de Rondonópolis.

A adoção das faixas exclusivas já havia sido informada ao A TRIBUNA pela direção da AMTC, que explicou que um estudo para a implantação das faixas exclusivas foi realizado por um especialista em engenharia de trânsito contratado pelo Município. Serão ao todo 25 quilômetros de faixas exclusivas, somando os trechos implantados em várias vias.

As faixas para ônibus, ciclorrotas e ciclovias devem ser implantadas em trechos específicos das ruas Dom Pedro II, Fernando Correa da Costa, Rio Branco, João Pessoa, Otávio Pitaluga, João Goulart, Rio Branco (trecho mão dupla), e das avenidas Bandeirantes, Dom Wunibaldo, Tiradentes, Marechal Rondon, Lions Internacional e Bandeirantes (trecho duplicado).

As faixas exclusivas são marcadas por sinalização e uma faixa na via, que ficam normalmente à direita. Nelas fica proibida a circulação de automóveis individuais e, em geral, táxis sem passageiros.

Os veículos só podem passar pela faixa para cruzar em direção a um lote ou outra via. A legislação de trânsito considera infração gravíssima com multa e apreensão de veículo para quem trafegar nas faixas exclusivas para o transporte coletivo.

 

 

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Esse tipo de estrutura é utilizada em várias cidades do país como alternativa de garantir mais rapidez ao transporte coletivo e é uma tendência mundial. Com as ciclorrotas, bicicletas podem trafegar junto aos veículos do transporte coletivo.

Os principais benefícios das vias exclusivas para o transporte de passageiros são o aumento da velocidade operacional dos ônibus, reduzindo os conflitos com os demais veículos da via e, consequentemente, a redução do tempo de viagem para os usuários.

Além disso, os embarques e desembarques de passageiros ocorrem com maior nível de conforto e segurança. A AMTC, no entanto, ainda não explicou como serão os funcionamentos das faixas exclusivas para ônibus do transporte coletivo e as ciclorrotas.

 

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