29.5 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Segundo a prefeitura, Rondonópolis terá pelo menos mais 30 respiradores a partir desta semana

O que a prefeitura não informou ainda, é como e onde estes respiradores artificiais serão instalados e utilizados

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Divulgação

 

Segundo informações da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, a partir desta semana, a cidade vai começar a receber pelo menos 30 respiradores artificiais, novos, doados pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde, e que serão entregues via Secretaria de Estado de Saúde.

Conforme o gabinete de comunicação da prefeitura, a ação foi iniciada recentemente quando o prefeito Zé Carlos do Pátio efetuou contato com a ministra da Agricultura Tereza Cristina e solicitou sua ajuda na intermediação junto ao Governo Federal, no que foi atendido.

Consta no informe que o senador Wellington Fagundes (PR), reforçou o pedido do prefeito, intermediando junto ao Ministério da Saúde, e na sexta-feira (13) enviou um ofício à prefeitura comunicando o sucesso no atendimento da demanda do município.

No documento, consta a confirmação da informação repassada pelo Gabinete do Ministro da Saúde de que toda a demanda por respiradores do município de Rondonópolis será atendida pelo ministério.

 

Ainda segundo o ofício, o assessor especial do ministro, Dr. Ailton Cascavel, confirmou a entrega de 10 aparelhos que já estão à disposição, em remessa feita semana passada a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso; outros 10 respiradores serão enviados nesta terça-feira (16) e os 11 restantes, serão encaminhados na sexta-feira (19), totalizando 31 unidades que serão entregues através da secretaria de saúde estadual.

A comunicação da prefeitura ainda explanou que com a chegada destes equipamentos, a cidade amplia e praticamente dobra a sua capacidade de atendimento, em um momento em que por algumas vezes, se chegou muito perto da saturação e de um eventual colapso na saúde no que diz respeito as UTIs para Covid-19.

O que a prefeitura não informou ainda, é como e onde estes respiradores artificiais serão instalados e utilizados, pois os mesmos são necessários e fazem parte de unidades de tratamento intensivo, as quais exigem possuir equipes de saúde especializadas com conhecimento técnico e tecnológico.

 

No informe municipal consta: “Além destas ações específicas, a prefeitura ainda tem procurado acelerar os processos de reforma, ampliação e construção de unidades de saúde no município, que, assim que esta pandemia passar, vai deixar a cidade muito mais estruturada e equipada com mecanismos que possam oferecer uma melhor resposta e qualidade de vida nos atendimento de saúde pública da população.”

 

Conscientização da população

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a necessidade da colaboração mais efetiva da população, já que os indicadores apontam um crescimento significativo dos casos positivos na cidade.

A recomendação da Secretaria de Saúde Municipal é de adoção dos cuidados primários no que se refere a redução do contágio e disseminação do coronavírus, assim como pede à população:

“se possível ficar em casa; evitar estar em locais de aglomeração; evitar o contato físico com outras pessoas; manter o distanciamento no caso de permanência em filas; e, se precisar sair de casa por qualquer motivo, que adote cuidados primordiais como: o uso constante de máscaras, e lavar as mãos com álcool gel, ou sabão.”

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img