21 C
Rondonópolis
 
 

Cresce preocupação: Saúde investiga caso de dengue hemorrágica em Rondonópolis

Em 2020, cidade teve 46 casos da doença confirmados, 69 notificados e um caso suspeito de dengue hemorrágica ainda é investigado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rondonópolis já registrou em 2020 46 casos de dengue e outros 69 casos foram notificados – (Foto: Arquivo)

 

Somente nos primeiros dias do ano já foram confirmados 46 casos de dengue em Rondonópolis, além de outros 69 casos notificados. Há também um caso suspeito de dengue hemorrágica, mas a situação ainda está sendo investigada. Até o momento, não há o registro de nenhum óbito em decorrência de dengue na cidade.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os 69 casos notificados ainda aguardam resultados de exames para serem confirmados ou descartados. A Saúde informou ainda que este ano, com o caso suspeito de dengue hemorrágica, está em sinal de alerta, já que este tipo de dengue é mais grave e pode levar á morte do paciente.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Ainda de acordo com a SMS, existe um procedimento padrão que é adotado assim que se confirma algum caso de dengue, que é o bloqueio mecânico do local e, em caso de não ser encontrado o vetor da doença nessa residência, esse bloqueio é feito em 9 quarteirões ao redor da residência dessa pessoa.

Como forma de prevenir a doença, a SMS recomenda como ação preventiva que as famílias procurem manter suas casas e quintais limpos, não desprezar lixo em locais inadequados e nem objetos que possam acumular água. Já no caso da pessoa suspeitar de estar com dengue, a recomendação é imediatamente procurar por um médico e beber muito líquido.

Os casos de surgimento de casos de dengue se intensificam nos períodos chuvosos, devido principalmente ao grande número de terrenos baldios, onde o mato e o lixo acumulado facilitam a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

Essa situação levou a cidade a registrar 786 casos da doença em 2019, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que também mostram que foram 156 casos confirmados em 2018.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img