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Rondonópolis
 
 

Curiosidade: Rondonópolis tem uma avenida principal?

Na verdade, a cidade tem várias vias que dividem sua importância em meio ao cenário urbano

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Apesar de não ser a principal, a Rua Fernando Correia da Costa é apontada como uma das mais estratégicas para o município – (Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA)

 

Diferente de outras cidades médias, Rondonópolis não tem uma avenida que seja facilmente apontada como a principal da cidade pelos seus moradores. A existência de avenidas principais, no entanto, pode ser facilmente constatada em outras cidades do mesmo porte, como em Rio Verde (GO), que tem a Avenida Presidente Vargas, em Dourados (MS), que tem a Avenida Marcelino Pires, ou em Sinop (MT), com a Avenida Júlio Campos. Na verdade, Rondonópolis tem várias vias que dividem sua importância em meio ao cenário urbano.

 

 

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Importante via comercial, Avenida Bandeirantes corta a cidade no sentido oeste-leste – (Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA)

 

A secretária-executiva da Comissão Técnica Permanente de Desenvolvimento Urbano, Cláudia Lugli, que foi presidente do Instituto Pesquisa e Planejamento de Rondonópolis (Ippur), diz que, tecnicamente, não existe uma via que seja caracterizada como principal na cidade. Em sua opinião, ela entende que isso ocorre por Rondonópolis ter uma área urbana muito espalhada, com muitos vazios urbanos, criando vários microssistemas com suas vias principais. Em geral, acredita que são várias vias importantes que servem de interligação entre as regiões da cidade.

 

Avenida Lions Internacional, que começou a chamar atenção pela vida noturna, hoje se diversifica comercialmente – (Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA)

 

Pessoalmente, se fosse para eleger uma via como principal em Rondonópolis, Cláudia responde que seria a Rua Fernando Correia da Costa, por ser uma das entradas da cidade, atravessar grande parte do perímetro urbano, ter um comércio variado e ter uma praça importante em seu entorno. Ela informa que a via com maior trecho considerado como arterial na cidade é justamente a Fernando Correia, que inclusive tem outra importante via expressiva como prolongamento: a Avenida dos Estudantes, indo até o Parque de Exposições de Rondonópolis.

 

Avenida Presidente Médici se destaca por ser uma das principais entradas da cidade e um dos seus cartões-postais – (Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA)

 

Cláudia destaca ainda a importância para a cidade de vias como a Rua Rio Branco; a Rua José Barriga, com extensão considerável, ligando a Vila Operária e a Vila Aurora; assim como as Avenidas Bandeirantes e Ponce de Arruda, cortando a cidade em outro sentido.

VÁRIAS VIAS

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Rodrigo Metello, também entende que Rondonópolis é caracterizada por várias vias importantes. Em sua opinião, uma das mais importantes é a Rua Fernando Correia da Costa, por cortar a cidade ao meio, no sentido norte-sul, tendo a Avenida dos Estudantes como prolongamento. Outra via que ele destaca é a Avenida Presidente Médici, por ser uma entrada importante do município.

 

Rua Rio Branco exerce importante ligação do setor norte ao setor sul da cidade – (Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA)

 

Para o secretário, as Avenidas Lions Internacional e Rotary Internacional se destacam por sua beleza, ligação da BR-364 com a região da Vila Operária, além de comércio e serviços. Como importantes rotas para o fluxo de veículos, ele cita a Rua Dom Pedro II, começando na Avenida dos Estudantes, e também a Avenida Bandeirantes, ligando o centro antigo com a MT-130.

 

PLANEJAMENTO

O secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Paulo Correia, reforça que Rondonópolis não tem uma avenida apenas que marca o seu desenvolvimento. Nesse sentido, a população não associa uma via específica como principal. “Temos avenidas com características diferenciadas”, analisa.

Ele aponta como vias importantes na cidade a Avenida Presidente Médici, sendo um cartão-postal e uma das entradas locais; a Avenida Lions Internacional, como uma via com comércio de bares, diversão e alimentação; a Rua Fernando Correia da Costa, cruzando a cidade.

Também aponta a Rua Rio Branco, hoje ligando o Anel Viário à Avenida dos Estudantes, e a Avenida Bandeirantes, ligando a região do bairro Canaã e o Anel Viário, que corta grande parte da cidade. No Centro, destaca a Avenida Amazonas com seu forte comércio de lojas de confecções, eletrodomésticos e outros.

 

Avenida Amazonas concentra o principal polo varejista da cidade – (Foto: A TRIBUNA)

 

Dentro de um planejamento, Paulo Correia entende que Rondonópolis precisa ter vias que façam a ligação direta de um ponto a outro da cidade, com trânsito livre e prioritário sobre as demais. No Plano Diretor, o secretário atesta que se pretende dar uma prioridade ao Plano de Mobilidade, com mais ciclovias e ciclofaixas, e ampliar as vias que servem de ligação entre as diferentes regiões da cidade.

Ele diz ainda que, para facilitar a locomoção e melhorar o trânsito, o prefeito tem a ideia de criar um Centro Político e Administrativo para centralizar as dependências políticas num mesmo local, especificamente nas proximidades da UFMT, servida com vias largas.

 

As principais vias de Rondonópolis:

Rua Fernando Correia da Costa
Rua Dom Pedro II
Rua Rio Branco
Avenida Bandeirantes
Avenida Presidente Médici
Avenida Amazonas
Rua José Barriga
Avenida Goiânia
Avenida Julio Campos
Avenida Lions Internacional
Avenida Rotary Internacional
Rua Arnaldo Estevan
Avenida Marechal Rondon
Avenida Ponce de Arruda
Avenida Tiradentes
Rua XV de Novembro
Rua Rosa Bororo
Avenida Ary Coelho
Avenida dos Estudantes
Avenida Frei Servácio

 

 

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4 COMENTÁRIOS

  1. A sincronização dos semáforos da cidade é pífia, você não consegue andar 3 quadras sem ter que esperar em um sinal fechado. O trânsito vira um caos, em horário de pico os cruzamentos travam por conta do péssimo escoamento dos veículos.

  2. O maior problema de nossa cidade é o caos no trânsito, seja em qualquer hora do dia, mas na hora do “Rux” é terrível. Da vontade de sair do carro e ir embora a pé, considerando também o calor absurdo.

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