22.1 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Área para abrigar crianças já foi encontrada, diz Semed

Licitação para construção de uma nova creche também foi realizada e já tem empresa vencedora

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Unidade foi interditada devido ao comprometimento da estrutura – Assessoria

 

A Prefeitura de Rondonópolis informou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), já conseguiu encontrar um novo espaço para alocar e dar continuidade às aulas das crianças da Creche Jonas Nunes Cavalcante, na Vila Canaã, que foi destruída por um incêndio da tarde de anteontem (3).

Segundo o que foi divulgado, o local provisório de funcionamento será a Educacenter, que já abrigava uma escola, e está localizada na Rua Raimundo de Matos, a cerca de mil metros da Vila Canaã.

O reinício das aulas, contudo, deve levar algum tempo. Isso porque a documentação para o aluguel da área ainda será enviada para a Câmara Municipal de Vereadores, para que os vereadores analisem o pedido.

Somente após a aprovação da Casa de Leis, os demais trâmites seguem. A Semed também informou que o espaço estava fechado e, por isso, será necessário realizar algumas adequações para atender as crianças. Por isso, ainda não há um prazo definido para que os alunos voltem a ser atendidos.

 

Paralelo a isso, a Comissão de Licitação da Prefeitura de Rondonópolis realizou, na manhã de ontem (4), a licitação para contratação de empresa para construção da creche da Vila Canaã. Segundo informado pelo Município, pelo menor preço apresentado, R$ 1.960.965,61, a empresa Marcioni Alves Perrot – ME foi a vencedora do processo licitatório. Além da vencedora, a concorrência contou com a participação de mais uma empresa.

“Os recursos obtidos para construção da nova creche são do governo federal e do município. A nova unidade será no padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tipo 2, com capacidade de atendimento de até 180 crianças.

O prédio contará com salas de aula, refeitório, brinquedoteca, área administrativa, entre outros”, informa a Prefeitura.

A nova unidade deverá ser construída em local diferente do atual, por conta da proximidade que a creche se encontra do Rio Vermelho.

 

Sispmur vê falhas de gestores do município

O incidente ocorrido anteontem (3), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jonas Nunes Cavalcante, na Vila Canaã, que teve grande parte das instalações destruídas pelo fogo, demonstra a falta de compromisso do poder público municipal com a Educação. A avaliação é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur) que vinha alertando, há alguns anos, por meio de ofícios e requerimentos, a necessidade de melhores condições de trabalho para os servidores e de atendimento na unidade de educação infantil, que atende mais de 130 crianças de 0 a 4 anos.

A sindicalista Geane Lina Teles pontua que o infortúnio está totalmente ligado às demandas apresentadas pelo sindicato. “O que vimos foi um exemplo claro das péssimas condições que se encontram os espaços públicos, bem como as condições de trabalho dos servidores, que convivem com o medo e o descaso”.

“Quando vamos às ruas para lutar pelos nossos direitos, lutamos também pelo direito do cidadão de ter um atendimento digno, já que paga por isso através dos impostos. Somos o termômetro da sociedade, quando chegamos a paralisar atividades é por que a situação já está insustentável”, acrescentou.

Outro ponto questionado pelo sindicato é a demora para agilizar a construção de uma nova creche na Canaã. “Sabemos das condições em que se encontrava a estrutura daquela unidade. Segundo a comunidade, há mais de 15 anos os gestores tinham conhecimento da situação do prédio”, explica.

Geane salienta ainda o exemplo de união e solidariedade vivenciado pela comunidade da Vila Canaã. “Felicito a comunidade e os servidores da unidade que não mediram esforços para que nosso bem maior ‘a vida’ fosse preservado”, completou.

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rondonópolis: Seciteci oferta cursos gratuitos de informática, excel e assistente administrativo

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) abriu, nesta terça-feira (14), inscrições para...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img