25.9 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Reclamações: Usuários reclamam de demora no atendimento na UPA

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Cidadãos que estão procurando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) reclamam da demora para serem atendidos, o que faz com que o local fique bastante tumultuado, com pessoas lotando tanto a parte interna quanto externa da unidade. A situação tem feito com que muitos pacientes, que esperaram por horas a fio sentindo dores e incômodos, acabem desistindo do atendimento médico e indo embora ou atrás de atendimento em outra unidade de saúde.

Já os que decidem aguardar pelo atendimento médico, são obrigados a esperar por horas e horas, como é o caso do jovem Renan Pereira Silva, de 23 anos, que chegou na UPA logo depois das 13 horas de ontem sentindo dores pelo corpo e até por volta de 18h30 ainda não tinha sido examinado por um médico. “Uma enfermeira chegou a me atender, me colocou uma pulseira e me mandou aguardar. Mas até agora, nada de médico me atender. Está demorando demais e eu quero ser atendido, ver o que está me dando essas dores, porque assim não pode ficar. Nem fui trabalhar por causa disso, mas eu não posso faltar mais, preciso ficar bom logo, mas não tem como se não me atendem”, contou.

Da mesma forma, a vendedora Núbia Batista dos Santos, de 25 anos, que disse estar sentindo ânsia de vômito, dor de cabeça e com diarreia, tinha chegado na UPA por volta de 13h30 de ontem e, igualmente, ainda não tinha passado pelo atendimento médico por volta de 18h30. “Já venho sentindo isso desde ontem e eu fui para o serviço hoje e minhas colegas me disseram que já que eu não estava bem eu deveria vir para a UPA. Eu vim pensando que ia ter um atendimento rápido, porque eu não estou bem, mas já estou aqui há mais de cinco horas e só passei pela triagem até agora e mais nada. Estou aqui sentindo arrepios de dor, não tem sequer papel higiênico no banheiro. A gente ter que passar por isso é humilhante. Essa é segunda vez que eu venho aqui e não quero ter que vir aqui nunca mais”, disse, revoltada.

As reclamações de demora no atendimento na UPA se intensificaram desde a crise enfrentada pelo Hospital Regional e, depois, com as paralisações parciais também ocorridas na Santa Casa de Misericórdia, no final do ano passado. Procurada pela reportagem do A TRIBUNA para comentar a situação, a pessoa que se identificou como sendo a enfermeira-chefe da triagem disse não ter autorização da administração da UPA para falar com a imprensa e que a pessoa que poderia nos atender só estaria na unidade na manhã de hoje.

- PUBLICIDADE -spot_img

15 COMENTÁRIOS

  1. Hoje, 21/12/2019, estou na UPA 100, no bairro Santa Efigênia, desde as 7:30. Passei na triagem as 8:08 e já são 10:51 e nada de passar pelo médico. Foi chamado um paciente e os demais foram somente sotura. Depois reclama que determinados políticos aparecem com ideias de privatização. Não funciona a saúde pública é uma máquina de consumir dinheiro, simplesmente isso.

  2. Entao um funcionário que deixa sua familia no Natal para atender no seu trabalho pessoas que sequer conhece nao tem direito a uma ceia digna? Tb somos seres humanos. Tb comemos, vamos ao banheiro. Nao é pq estamos a servico que nao merecemos. Ah, e tb pagamos impostos. Isso quer dizer que nao sao vcs que pagam nosso salario.

    • Nao com dinheiro publico, ja ganham seus salario faça uma ceia digna com o salario que ja pagamos, a opçao de cuidar de doentes foi uma escolha sua mediante salario, vc nao é Madre Tereza de Caucutá. Saude falta tudo e o dinheiro que tem faz ceias para funcionarios? Enquanto os doentes come bolacha seca?

  3. Demora muito e vai piorar. O que esperar de um pronto atendimento que tem apenas três médicos para uma cidade toda? Médicos são médicos, não deuses como a maioria acredita.

  4. ISTO ESTA ACONTECENDO FAZ ANOS, E NÃO É CULPA DE MEDICOS OU FUNCIONARIOS, MAS SIM DA SECRETARIA DE SAUDE E DO SR. PREFEITO, MAIS CULPADO AINDA SÃO NOSSOS DOUTOS E CULTOS VEREADORES QUE NÃO ENCHERGAM ESTA VERDADE, E VFECHAM OS OLHOS PARA TAL FEITO. INFELISMENTE NA POLITICA EXISTE MUITAS MANEIRAS DE ATENDER OS VELHOS CAUDILHOS, ATENDENDO POR TRAS DAS CORTINAS. SE OS VEREADORES QUISESSEM RESOLVER ESTA PARADA, ERA MUITO FACIL UNIA OS 21 E LEVARIA O PROBLEMA AO DITADORZINHO JOSE CARLOS DO PATIO, NÃO SEI O QUE ACONTECE QUE NÃO EXISTE MEDICOS SUFICIENTES

  5. Grande parte dos pacientes que procuram a UPA não são emergenciais, e visam somente atestado medico para faltarem ao trabalho. A imprensa precisa ter coragem de assumir esse panorama e parar de tratar todo o cidadão como vitima indefesa do sistema publico. Portanto, é obvio que o atraso constatado na UPA nao se deve somente aos seus funcionarios ou ao municipio. Sugiro, inclusive, uma materia para averiguar a porcentagem de pacientes que procuram a UPA e que são realmente emergencia ou urgencia.

    • Grande parte, ainda bem que você pontuou, quem garante que esses que lá estiveram não era realmente que precisa? Ainda assim casos não emergenciais não podem demorar 5 horas para ser atendido, eu ja usei os serviços da UPA e posso dizer que realmente há descaso, médicos passeando pelos corredores, outros usando whats up, pelas altas cargas de impostos que o cidadão paga, esses gargalos não deveria se quer existir…

      • Medicos passeando? Como voce sabe que eles estavam passeando e não passando? Atendimentos não emergenciais devem ser feitos nos postos de saude, como determina o MS. E temos aproximadamente 35 deles em rondonopolis, mas o povo prefere a UPA pois os exames sao feitos na hora. Ademais, o pobre, que é o usuario comum do SUS, paga muito pouco imposto; são isentos de IMposto de Renda e pagam uma merreca de IPTU e IPVA (quando pagam). Em contrapartida, usam tudo do sistema publico: saude, escolas, minha casa minha vida, bolsa familia, transporte, creche, etc. Ou seja, pagam pouco e consomem muito. Chega desse mimimi, desse vitimismo, desse coitadismo. O povo brasileiro tem grande parcela de responsabilidade sobre suas mazelas.

  6. Enquanto falta papel higienico, e atendimento o que nao falta é pompa e gastos desnecessarios com banquetes de Natal e ano novo que sao feitos para funcionarios com dinheiro publico, quando esses alimentos deveriam ser oferecidos para os doentes a ilustríssima nutricionista se exibindo com dinheiro que nao lhe pertence execesso de comida que 60% vai para o lixo. Quem quiser ver as fotos dos banquetes se deixar seu whats que terei o prazer de compartilhar. Na epoca do Adilton ele cortou essa farra, funcionario que entra as 7 da manha e sai as 13 o rigatoriamente almoça no PA. Ate quando esse prefeito inutil vai realmente administrar?

    • Entao um funcionário que deixa sua familia no Natal para atender no seu trabalho pessoas que sequer conhece nao tem direito a uma ceia digna? Tb somos seres humanos. Tb comemos, vamos ao banheiro. Nao é pq estamos a servico que nao merecemos. Ah, e tb pagamos impostos. Isso quer dizer que nao sao vcs que pagam nosso salario.

    • Edilson é sério que você disse isso? Por acaso, os funcionários deixam suas familias no natal e ano novo para trabalhar, e não merecem sequer uma ceia digna com seus colegas de trabalho? Espero que você nunca precise da enfermagem, pois pelo jeito, você ve a enfermagem como animais. Triste ver um ser humano egoista assim. Já pensou que trabalhamos no nosso limite? Já pensou que trabalhamos com falta de materiais e mesmo assim tentamos prestar o melhor trabalho? Reveja seus conceitos, pois os profissionais da área da saude também vão ao banheiro, também comem, também precisam descansar, também deixam filhos doentes em casa. Não trabalhamos por amor a profissão, pois precisamos suprir nossa familia e nossos compromissos. Mas trabalhamos com amor, isso você pode ter certeza. E não temos culpa dos erros do governo. Apenas somos vitimas assim como vocês.

      • Serio mesmo, a sociedade nao pode ser bi tributada, quer ter ceias pomposas faz com o sei dinheiro como disse o bruno vcs ja ganham pra isso, entao se quer ter ceias façam cotas e gasta do que vc ja ganha pra trabalhar, justo né, a administraçao publica nao é teta pra malandros sugarem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Números do IBGE: Estado tem a menor taxa de desemprego do país

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img