23.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Sinal analógico será desligado a partir de hoje em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
As pessoas que não instalarem os equipamentos e não tiverem um televisor moderno, já com sinal digital, não conseguirão mais assistir à programação televisiva – foto: Divulgação

O sinal analógico de televisão será desligado a partir de hoje (5) em Rondonópolis e a programação dos canais abertos será transmitida apenas por sinal digital, que promete uma qualidade superior em termos de som e imagem.

Os televisores mais modernos, fabricados a partir do ano de 2010, já trabalham no sistema digital, mas os aparelhos mais antigos, tanto os de tela fina quanto os de tubo, precisam da instalação de uma antena digital e um conversor para que continuem funcionando normalmente.

A antena digital e o conversor podem ser adquiridos em lojas de eletrônicos e, a partir da sua instalação, os aparelhos mais antigos também receberão o sinal digital, o que significará um ganho significativo em qualidade de som e imagem.

As pessoas que não instalarem os equipamentos e não tiverem um televisor moderno, já com sinal digital, não conseguirão mais assistir à programação televisiva, já que o sinal será apenas digital.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido.

As famílias carentes cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, têm direito a um kit de antena e conversor digitais gratuitamente, bastando apenas agendar a retirada de seu kit gratuito pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pelo site da Seja Digital.

O que fazer para receber o sinal digital

Saiba se sua residência já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:

Antena – Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser própria para isso e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Em caso de dúvidas, é recomendável contatar um antenista para fazer a instalação corretamente.

2. Televisor – Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

3. Conversor – São eles que transformam o sinal analógico para digital, para que sua TV continue com a programação. Estão disponíveis em diversos modelos e faixas de preço. Podem incluir recursos como função de gravação de programas, entrada USB para conectar pen drives com conteúdos de vídeo, conexão HDMI, central interativa de mídia e painel com funções de navegação.

Os conversores também vêm acompanhados de controle remoto, o que acaba sendo um recurso adicional para TVs antigas que não tenham o acessório.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img