33 C
Rondonópolis
 
 

Rotary Club inaugura brinquedoteca com nome de Lamartine

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Valéria Cristina com a mãe Adela na noite de lançamento da biografia de Lamartine da Nóbrega

Por iniciativa do Rotary Club de Rondonópolis, fundado em 1968 e atualmente presidido pelo gestor imobiliário Jeferson Moraes Amorim, será inaugurada hoje (24), a partir das 20h, durante a reunião ordinária semanal da entidade, a Brinquedoteca Lamartine da Nóbrega, criada para ser um lugar de diversão e ludicidade para as crianças que frequentam o clube de serviços.

“Na verdade, a ideia e os primeiros preparativos para a criação da brinquedoteca surgiram na gestão do companheiro Júlio Cézar Oliveira Silva, presidente do clube no ano 2017-2018, e nós consideramos a propositura não apenas viável, mas necessária, por isso nos dedicamos ao máximo para que ela se tornasse realidade no prazo mais curto possível”, afirmou Jeferson Amorim.

Segundo o professor Jerry Mill, associado honorário da instituição e autor da sugestão de dar o nome de Lamartine da Nóbrega (1928-2016) à brinquedoteca, o espaço contará inicialmente com brinquedos, jogos, vídeos, revistas, livros, folhas para colorir e decoração adequada à faixa etária que se pretende atender: jovens de 2 a 13 anos. “Como as crianças e adolescentes de hoje já estão bastante habituadas com o mundo virtual, é preciso mostrar a elas, de forma prática, as opções existentes no mundo real, natural, em que a interação e o contato mais íntimo com coisas concretas e gente de carne e osso ativam diferentes áreas cognitivas do nosso cérebro e consequentemente nos permitem ter diferentes estímulos e reações a eles”, explicou o professor.

Placa informativa colocada no interior da Brinquedoteca, produzida pela Mega-Gráfica

PROGRAMAÇÃO

De acordo com Jeferson Amorim, a reunião rotária desta noite contará com a presença de familiares de Lamartine da Nóbrega e com a participação especial da bibliotecária Flaviane Alves, que irá explicar o que é e qual é a função de uma brinquedoteca, bem como fará a contação de uma história para o público presente. Além disso, haverá a cerimônia de posse de novos associados e a descrição quanto ao andamento dos trabalhos realizados pelas comissões e subcomissões do clube em prol da coletividade e da Fundação Rotária.

“Como o Rotary é notadamente um clube de serviço, serviço é o que não nos falta, seja ele teórico ou prático. Daí decorre a beleza do lema de ‘dar de si antes de pensar em si’, que inspira nossos rotarianos a tentar identificar necessidades ou carências dentro e principalmente fora do nosso Rotary Club. Foi o que aconteceu no caso da brinquedoteca. Nós chegamos à conclusão de que era chegada a hora de termos um espaço exclusivo para que os filhos ou netos dos nossos companheiros, convidados e visitantes pudessem não apenas brincar, mas praticar companheirismo e aprender algo mais. Como Lamartine da Nóbrega adorava crianças e, segundo o companheiro Jerry, ele próprio era uma criança grande, nada mais justo do que esta singela homenagem que estamos fazendo a esse homem exemplar, que foi nosso presidente em três anos rotários nos nossos primórdios, na década de 1970, tendo deixado uma extensa folha de serviços prestados à nossa comunidade como servidor público federal, desportista, militante político e rotariano, lógico”, disse Jeferson Amorim.

Consultada sobre o intento do Rotary Club de Rondonópolis quanto à memória do pai, Valéria Cristina, filha mais nova de Lamartine e da viúva Adela Negrette da Nóbrega e espécie de porta-voz da família, disse que os familiares ficaram muito contentes com a iniciativa. “Meu pai, por tudo o que ele fez em prol do Rotary e em especial da Santa Casa, é muito merecedor desta homenagem. Nós só temos que agradecer ao clube por reconhecer publicamente a importância histórica do meu pai, um homem que adorava ouvir e brincar com as crianças, principalmente com seus filhos, netos e bisnetos”, ressaltou.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Acordou”: Caos leva Pátio a despachar na Saúde

Não é de agora que a saúde pública em Rondonópolis não vai nada bem. O que se ouve diariamente,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img