1- SENHORES E SENHORAS,
anotem ai o nosso CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:
FALTAM 43 DIAS PARA O PLEITO ELEITORAL.
E lembram que, após o dia 6 de outubro ainda teremos 86 dias pela frente convivendo com essa administração do Zé do Pátio. Felizmente, o seu governo tá chegando ao final. Esse seu segundo mandato deixa muito a desejar, pois foi um derrame de dinheiro, muitos milhões, aplicado em obras mal executadas e não prioritárias.
O Zé atacou mais no varejo, obras de fachadas, a famosa indústria de votos pelos bairros periféricos; e deixou de administrar um potente município com 250 mil habitantes e um orçamento superior a 2,3 bilhões de reais.
Temas importantes, e mais complexos para um administrador mediano, foram deixados de lado, como implantar um Fórum de Desenvolvimento para o município, abrangente à discussão da sua expansão industrial para gerar empregos e divisas; a mobilidade urbana, com o nosso trânsito atravancado pelo crescimento da frota e falta de sistema modernizado de fiscalização eletrônico; a Saúde Pública virou um caos, com suas filas intermináveis até em postos de atendimentos, enquanto exames ficam aguardando vagas na Central de Regulação, atingindo em cheio a população humilde que depende justamente da Saúde Pública, e isto acaba atrapalhando as atividades da classe trabalhadora e seus patrões.
A Secretaria da Infraestrutura nunca entrega uma obra dentro do prazo e em perfeitas condições de uso – sempre com reparos e mais reparos para fazer.
Seria uma lista interminável de como não se pode administrar qualquer empresa. E sabem, Senhores e Senhoras, isto tudo acontece porque o prefeito Zé Carlos do Pátio até que trabalha muito, mas como uma figura egocêntrica, tudo é concentrado nele. Ele não confia nos seus assessores de “confiança”, ou não tem uma equipe de pessoas especializadas nessas áreas da administração Pública.
UM EXEMPLO CLARO DISTO
O Zé do Pátio passou os quase 8 anos nos dois mandatos prometendo modernizar o trânsito, anunciando licitações para a fiscalização eletrônica, mas as cancelando em seguida. A SETRAT nunca teve em seu comando um técnico conhecedor de trânsito.
Enfim, o que pensa o nosso prefeito sobre a solução do caótico trânsito de Rondonópolis foi sintetizada por ele mesmo numa declaração nesta semana: “Eu prefiro encher a cidade de quebra-molas do que implantar o sistema eletrônico de fiscalização e semáforo, com radar, que é uma indústria de multas”. É o Zé querendo jogar para o povão. Um absurdo essa declaração!
MAS- POR FALAR EM
declaração absurda do nosso prefeito, pior fez, numa entrevista radiofônica, afirmar que o governador Mauro Mendes gosta muito dele e que o chama de “Tinhoso”, mas ele nem sabia que termo é esse.
Zé do Céu! Tinhoso pode ser designação para Chato, Atrevido, Persistente…mas também pode ser atribuída ao Diabo. Na próxima vez pede para o Governador ser mais claro nesse “afago”.
2- SENHORAS E SENHORES,
durante esta semana “o elefante continuo solto e fazendo estragos na sala de cristais”. Se não bastasse o que foi feito na formatação da chapa de vereadores do PSB, quando o Zé do Pátio chamou para si a organização, e acabou registrando apenas 15 candidatos dos 22 possíveis e ainda sabendo que perderia dois desses inscritos, e só acrescendo mais uma, chegando agora aos 14, ainda veio o clima tenso criado com a Câmara Municipal. Falta alguém no comando da campanha do Paulo José Correia para proibir o prefeito de sair procurando microfones para fazer discursos.
Nesta semana, por exemplo, na inauguração de uma bela obra da Escola Integral Virgilina de Melo, no bairro Edelmina Querubim, ele mais uma vez procurou atingir os vereadores declarando que a Câmara Municipal nega a votar uma verba de 300 milhões de reais do governo federal enviada para “ele”.
Distorcendo completamente os fatos, pois é de conhecimento geral que o projeto que está na Câmara é um pedido do executivo para autorizar um polêmico empréstimo junto ao banco do Brasil nesse valor.
O DESGASTE DO PREFEITO
do prefeito com o Legislativo só aumenta nesta reta final do seu governo, pois se percebe que nessas eleições ele preparou a chapa do PSB para eleger apenas seus “escolhidos”, no caso seus ex-secretários.
A insatisfação realmente é muito grande entre eles, e se comenta que dois vereadores ainda podem desistir da disputa, por sentirem desprestigiados. Quem anda segurando a bomba é o seu líder, Reginaldo Santos, o “enxugador de gelo”, que também poderá encontrar muitas dificuldades para se reeleger.
Lembrando ainda que, com as impugnações que estão sendo feitas pelo Ministério Público Eleitoral contra os ex-secretários, sob acusação de que houve uma manobra fraudulenta na desincompatibilização deles junto ao Paço Municipal, pois foram readmitidos, dias depois, em outros cargos na Secretaria de Governo, esta chapa do PSB poderá ficar mais fragilizada ainda, diminuindo muito as chances de fazer um bom quoeciente eleitoral para conquistar essas vagas.
Sobre o assunto o MPE foi taxativo: “Não poderá mudar de cargo para fraudar, burlar e enganar as regras de desincompatibilização”. Como o PAPO cravou na semana passada: “O feitiço poderá virar contra o feiticeiro”.
NESTA SEMANA TAMBÉM
em uma dessas famosas entrevistas, o prefeito andou soltando outra, no mínimo fakenews, que é proibido em campanha eleitoral, ao afirmar que numa pesquisa do seu grupo o seu candidato Paulo José subiu 4 pontos, enquanto o candidato que lidera (no caso, seria o Thiago Silva) caiu 3 pontos. “Só ai já diminuímos 7 pontos”, vangloriou ele.
A Lei sobre pesquisa eleitoral, se for acionada por algum adversário, poderá trazer mais uma dor de cabeça para o Zé, pois ele não pode propagar, principalmente por meios de comunicação, dados sobre uma pesquisa eleitoral que não foi registrada, e muito menos autorizada para divulgação.
Essa pesquisa não é conhecida de ninguém, e se ela realmente foi feita, para ser usada tem que ter o número do registro na Justiça Federal.
3- SENHORAS E SENHORES,
Para o advogado Ilson Galdino, em reportagem na edição de quinta-feira, 22, no A TRIBUNA, ele analisou que uma grande renovação ocorrerá na Câmara Municipal, pois dos 21 atuais vereadores, apenas nove podem voltar em 1º de janeiro de 2025. Como três vereadores não disputam a reeleição, ele acredita que 9 serão os vitoriosos, ou seja, 50% na disputa.
Para Galdino, o PSB poderá conquistar o quoeciente eleitoral para eleger dois vereadores e, pelas sobras, conquistar uma terceira vaga. Já o PL que conta com três vereadores e mais 3 ex-vereadores, para a chapa completa de 22 candidatos, sua projeção é de quatro vitoriosos.
O MDB, também com chapa completa de 22, é muito pesada, com cinco vereadores e mais quatro ex-vereadores, com a sua projeção de conquistar até 6 cadeiras na Câmara. O advogado ainda projeta a Federação Brasil Esperança (através do PT), o Republicanos e o PRD, todos conquistando duas vagas; e o UB e Rede-Psol conquistando uma vaga cada.
Sem dúvida que, a estratégia do Zé do Pátio em formar uma pequena chapa no PSB, não ajudará na conquista de votos para atingir quoeciente eleitoral (em torno de seis mil votos) para mais vagas. Ninguém entendeu até agora o que o matreiro político Zé do Pátio colocou no seu “tacho de maldades”.
4- NESTA SEXTA-FEIRA, 23
a Justiça Eleitoral anunciou foi o tempo de propaganda gratuita no rádio e televisão, que despertava muita curiosidade nos meios políticos, pois é muito importante durante o curto período de praticamente um mês de divulgação.
E como se previa, a coligação do Cláudio Ferreira, que na última hora ganhou o PP, ficou com o maior tempo (3 minutos e 35”); Paulo José ficou com 3 min 27”; e Thiago Silva com 2 min 56”. A diferença de tempo é pequena entre os três candidatos a prefeito, mas são alguns segundos que ajudam muito na exposição das suas propostas para conquistar os eleitores.