25.2 C
Rondonópolis
 
 

Candidatos diminuem ataques e focam em promessas e propostas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os candidatos a prefeito no último debate televisivo da atual campanha política

O último debate entre os três postulantes ao cargo de prefeito de Rondonópolis realizado na noite de quinta-feira (4), pela TV Centro América, foi marcado mais por promessas e propostas e não pela troca de farpas entre, principalmente, Percival Muniz (PPS), que lidera as pesquisas, e Ananias Filho (PR). Os dois chegaram a trocar sérias acusações nos encontros anteriores.
Juca Lemos, o candidato do PT na disputa em Rondonópolis, abriu o primeiro bloco do debate perguntando ao prefeito Ananias sobre os critérios para escolha das pessoas que recebem casas populares  e que segundo Juca são construídas com recursos do Governo Federal. O petista destacou que há casos de pessoas que não precisam e recebem o benefício e de outras que aguardam na fila e estariam necessitadas.
O prefeito garantiu que tem usado uma política de transparência e que vai fiscalizar o sistema de escolha dos beneficiados.
Depois, foi a vez de Ananias perguntar para Percival. O tema sorteado pelo mediador do debate havia sido transporte, mas Ananias se confundiu e perguntou sobre infraestrutura. A pergunta do prefeito foi sobre a proposta de Percival Muniz construir uma fonte luminosa no entorno do córrego Canivete e o custo dessa obra. Percival respondeu que o custo é baixo e que o sistema seria bastante simples.
Em seguida, ao responder uma pergunta sobre educação, Juca Lemos prometeu ampliar o número de salas de aula e contratar psicólogos para as escolas, além de um reajuste de 19% para os professores da rede municipal.
No mesmo bloco, Percival prometeu, caso seja eleito, a construção de 300 quilômetros de asfalto em Rondonópolis.
O prefeito Ananias fez promessas no setor de saúde. Disse que pretende construir mais 3 policlínicas na cidade e ainda descentralizar o setor. Fora isso, disse que vai construir um hospital municipal.
Percival afirmou que pretende aumentar os salários dos médicos para evitar o que ele disse que acontece na atualidade, quando os profissionais da saúde não priorizam atender nos PSFs em razão dos baixos salários.
No segundo bloco, Ananias provocou Percival e disse que o plano de governo do deputado não é moderno e trata-se do mesmo de 2000. Percival respondeu que não vai fazer o que está vendo na cidade, que é a construção de bairros isolados e que está havendo um desrespeito ao plano diretor do município.
Juca Lemos e Percival entraram no assunto da travessia urbana, obra polêmica que está sendo construída em Rondonópolis. Percival disse que o dinheiro para a obra veio e sumiu e Juca reclamou da Câmara de Vereadores que não fiscalizou. Juca ainda prometeu, no mesmo bloco, a redução da tarifa de ônibus.
Ananias tentou aplicar uma “pegadinha” em Percival, quando perguntou se o deputado sabia qual era a maior causa de mortes no município. Percival disse que foi o prefeito que mais fez pela saúde e Ananias retrucou dizendo que o deputado não respondeu a sua pergunta, e explicou que a maioria das mortes na cidade é ocasionada por doenças cardíacas. Na tréplica, Percival lembrou que vai atuar para diminuir a mortalidade não só em doenças cardíacas como as relacionadas à outras causas.
Juca voltou a fazer promessas. Entre elas de concluir o projeto de emancipação da UFMT, enquanto Percival prometeu criar o maior polo de qualificação de mão de obra do Centro-Oeste do país em Rondonópolis. Ananias fez o compromisso de construir seis poços artesianos para acabar com a falta de água na cidade e também construir o aterro sanitário.
ALTAS HORAS
O debate, no entanto, não pode ser acompanhado por uma grande parte dos eleitores em razão do horário. Os candidatos começaram a participação depois das 23 horas. Fora isso, as regras da emissora, em que cada candidato tinha em média um minuto para responder as perguntas, não permitiram respostas mais profundas e as propostas acabaram sendo apresentadas de forma muito condensadas. “Foi um debate engessado”, resumiu um dos militantes de uma das coligações.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img