29.5 C
Rondonópolis
 
 

Câmara elege hoje o novo prefeito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Câmara de Vereadores de Rondonópolis está pronta para escolher, hoje, a partir das 10 horas, o novo prefeito que vai administrar a cidade até o dia 31 de dezembro desse ano

–> LIBERADO –> A Câmara de Vereadores de Rondonópolis está pronta para escolher, hoje, a partir das 10 horas, o novo prefeito que vai administrar a cidade até o dia 31 de dezembro desse ano. O momento é considerado histórico. Desde quando a cidade foi emancipada, em 1953, nunca houve uma situação como essa onde os vereadores vão poder votar para escolher um gestor.
A votação indireta atende uma decisão da Justiça Eleitoral que cassou o então prefeito Zé Carlos do Pátio e convocou interinamente o presidente da Câmara, Ananias Filho (PR) para comandar a cidade até a escolha de um novo prefeito.
O republicano assumiu o cargo de prefeito tampão no último dia 15 de maio e a Câmara marcou para hoje, 13 de junho, o processo indireto.
O presidente da comissão das eleições indiretas da Câmara, vereador Cido Silva (PP), fez a última reunião com o secretário legislativo institucional Pedro Paulo Venâncio para definir os detalhes finais do pleito.
Cido Silva confirmou que os três candidatos inscritos para a disputa, o prefeito Ananias Filho (PR) que tem como vice a jornalista Valéria Bevilacqua (PMDB); o vereador Mohamed Zaher (PSD) e seu vice Flávio Ceará (PSD) e a chapa com o ex-vereador José Ferreira Lemos, o Juca Lemos (PT) e Francisco Gimenes Cordon, o Chiquinho do PT, estão devidamente habilitadas para  disputar o pleito.
RITUAL
Cido Silva explicou que, logo após a abertura da sessão de hoje, o presidente da Casa de Leis, Hélio Pichioni, vai ler o projeto de autoria do Legislativo que define as regras do processo eleitoral. Em seguida, serão chamados os três candidatos para uso da palavra. O primeiro a falar, por tempo determinado de dez minutos, será o prefeito Ananias, seguido de Mohamed Zaher e Juca Lemos.
Depois, será feita a chamada nominal onde cada um dos doze vereadores vai externar o voto. Mohamed Zaher, mesmo sendo candidato, terá direito a voto e o presidente da Câmara também vota nas eleições indiretas. O primeiro a votar será Adonias Fernandes (PMDB), em razão de a chamada ser por ordem alfabética.
Depois da votação, será anunciado o resultado.
Pelas regras, será chamada uma nova sessão às 14 horas para dar posse à chapa vencedora. A posse e diplomação dos eleitos devem ocorrer até às 14h45.

Ananias Filho confiante na vitória hoje

Ananias Filho: votos suficiente para lhe garante a vitória

 
O prefeito Ananias Filho (PR) afirmou ontem, ao A TRIBUNA, que tem garantido a seu favor nove dos 12 votos possíveis nas eleições indiretas de hoje. Pelas contas do prefeito, vão votar nele os vereadores do PMDB Lourisvaldo Manoel de Oliveira, Milton Gomes da Costa, o Miltão, Adonias Fernandes e Manoel da Silva Neto, além dos vereadores do PR Zé Márcio Guedes, Hélio Pichioni e Olímpio Alvis, mais Reginaldo dos Santos, do PPS e Cido Silva do PP completam a lista de votos de Ananias.
Por outro lado, a expectativa dos servidores é grande, principalmente do grupo ligado ao prefeito cassado Zé Carlos do Pátio. Uma parte revela o medo de perder os cargos que ocupa com a chegada de um novo prefeito ao poder.

 

 

 

 

Mohamed Zaher: “muita gente me cobrou e eu estou dando a resposta”

Zaher: candidatura atende desejo da sociedade

O vereador Mohamed Zaher (PSD) apesar de ser candidato no processo indireto, não vê possibilidade de virada no resultado. Zaher conta apenas como certos, a seu favor, os votos do vereador Milton Mutum e João Gomes que são do seu partido. “Estou colocando a minha candidatura neste momento para atender um pedido da sociedade. Muita gente me cobrou e eu estou dando a resposta”, disse.
Zaher explicou que não acredita em surpresas ou que algum dos vereadores que apóiam Ananias deixem de votar no republicano. “Não acredito em mudança de rumo nestas eleições, até mesmo pelo fato de que foi feito um compromisso partidário entre ele e, isso, com certeza, não será mudado”, observa Zaher.
“Por outro lado, sinto que tenho respaldo popular, as pessoas torcem por mim, portanto eu estou valorizando essas eleições”, externa o parlamentar.

 

 

Juca Lemos fala em apresentar propostas

Juca Lemos: “o ideal é ganhar mas, não sendo possível, vou apresentar o nosso projeto”

O ex-vereador José Ferreira Lemos, o Juca Lemos (PT), quer aproveitar o processo de eleição indireta na Câmara de Vereadores para apresentar propostas e projetos do partido.
Ontem, ele antecipou que, em seu discurso, vai lembrar a necessidade da busca de recursos para o aterro sanitário do município e para a recuperação da estação de tratamento de esgoto.
“Fora isso, o nosso projeto vai mostrar a necessidade de transparência total do poder público e também da Câmara de Vereadores. Vamos fomentar, se eu for eleito, que os vereadores apresentem as notas das verbas indenizatórias que hoje são  mais de R$ 8 mil. Pouco me importa o número de votos que eu terei. O ideal é ganhar mas, não sendo possível, vou apresentar o nosso projeto”, disse.
O presidente do PT local, Mauro Campos, informou que parte do diretório do partido estará presente e vai acompanhar a votação de hoje.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img