29.8 C
Rondonópolis
 
 

Operação conjunta combate furto de energia em empreendimentos turísticos na região do Manso

Fiscalização conjunta detectou cinco medidores de energia com adulterações em empreendimentos da região

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Delegacia de Chapada dos Guimarães, junto com a concessionária Energisa e a Politec, iniciou nesta quarta-feira (27) uma operação de combate ao furto de energia em empreendimentos localizados na região do Lago de Manso.

Foram fiscalizados empreendimentos turísticos localizados na MT-351 (estrada de Manso) e em uma das marinas do lago.

A fiscalização conjunta detectou cinco medidores de energia com adulterações em empreendimentos da região, sendo constatadas as fraudes. A perícia técnica do Estado acompanhou as diligências nos locais fiscalizados.

O delegado de Chapada dos Guimarães, Eugênio Rudy Jr., explica que a apuração iniciou a partir dos registros feitos pela concessionária de energia, que denunciou diversas irregularidades constatadas durante leitura do consumo de energia em medidores instalados nos empreendimentos da região do Manso.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão e multa referente a toda energia consumida e não faturada. Já a adulteração do medidor constitui crime de estelionato.

De acordo com a concessionária Energisa Mato Grosso, a energia furtada em 2023 daria para abastecer o município de Juara, com uma população de 34,9 mil habitantes, por 17 meses.

O montante de 68 GWH gerou um prejuízo de R$ 20 milhões em impostos ao estado. As ações para combater o furto de energia, conhecidos como “gatos”, foram realizadas pela Energisa com a parceria das forças de segurança de Mato Grosso.

O gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, explica que a concessionária tem monitorado e realiza fiscalizações no estado para regularizar os casos de desvios e reforça que as ligações clandestinas impactam na qualidade do sistema.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Boletim diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

A crescente circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) gerou aumento expressivo da incidência e mortalidade de Síndrome Respiratória Aguda...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img