22.7 C
Rondonópolis
 
 

Denúncias via 197 orientam investigações

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O disque-denúncia recebe informações sobre crimes e violência durante 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas para o telefone 197
O disque-denúncia recebe informações sobre crimes e violência durante 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas para o telefone 197

Tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, pessoas foragidas e receptação, são as principais denúncias de crimes recebidas pela serviço 197, da Polícia Judiciária Civil, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Em nove meses o disque-denúncia recebeu 4.726 comunicados, superando o mesmo período de 2008, que registrou 4.049 casos.
O disque-denúncia recebe informações sobre crimes e violência durante 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas para o telefone 197, na Capital e região metropolitana. No interior o telefone cai em uma das delegacias, exceto unidades da regional de Porto Alegre do Norte, que está em fase de instalação. O sigilo das chamadas é absoluto.
A chefe de operações da Polícia Civil no Ciosp, investigadora Daise Beckmann Morel Luck, destaca que a pessoa se sente mais motivada quando sua denúncia leva à prisão e acaba sendo mostrada pela imprensa. Segundo ela, as comunicações são de diversas naturezas, vão de informações de um avião jogando pacotes que indicam ser drogas, a assaltantes de bancos e bocas-de-fumo. “Muitas denúncias dão suporte para investigações policiais e são juntadas nos autos do inquérito. Quem acompanha notícias policiais fica satisfeito em ter contribuído com a polícia”, salienta.
Campeão de denúncias, o tráfico de drogas com 2.692 comunicações, sendo 1.828 para a atividade do tráfico e 864 de uso de entorpecentes, tem norteado o trabalho da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecente (DRE), da Polícia Judiciária Civil. As informações alimentam um banco de dados, gerenciado pelo núcleo de inteligência da unidade. Com base nas denúncias a DRE realizou um mapeamento das zonas quentes do tráfico na Capital e em cima desse zoneamento desenvolve investigações e já realizou operações e flagrantes.
O delegado Marcelo Felisbino Martins, titular da DRE, informou que as denúncias recebidas, via CIOSP, vão diretamente para o sistema, que mantém atualizado o banco estatístico interligado ao delegado operacional. “Para gente é muito útil esse serviço do CIOSP e contribuição da população. A DRE tem tido bons resultados com as denúncias e já conseguiu fazer vários flagrantes”, disse Martins.
A delegada Ceibe Aparecida de Paula, adjunta da DRE, disse que as denúncias são trabalhadas e selecionadas por gravidade. “Depois que se faz essa triagem, a maioria dos nossos flagrantes é fundado em denúncias”, afirmou.
Para a diretora adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thaís Camarinho, a comunicação é a verdadeira arma da Segurança Pública. “O uso correto da informação garante o êxito do trabalho das polícias”, afirmou.
HOMICÍDIOS
O delegado Márcio Pieroni também ressalta que a colaboração da população é responsável pela resolução de 40% dos crimes de homicídios investigados na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), que pelo 197 recebeu 262 comunicações com informações de crimes. A delegacia ainda disponibiliza os telefones 3616-9214 e 3616-9227, para denúncias direto na unidade, que podem ser a cobrar. “Trabalhamos com 40% dos crimes de homicídios com denúncias da população, todas fundadas. Graças a credibilidade da DHPP que checa todas as informações que são passadas”, disse Pieroni.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. O trabalho dos policiais honestos depende não sô de informação correta como também de investigação, felizmente tem policiais que merecem nosso respeito e considerações…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img