29.5 C
Rondonópolis
 
 

Violência e criminalidade urbana

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

wagner lemos -romancista - 26-10-12 (2)A escola é um espaço que contribui para influenciar o comportamento dos alunos. O educando sai da escola para vida pública. Vimos, eu contemplei em outras administrações quando foram investidos muitos recursos, mais ações com os programas educacionais para reduzir a criminalidade e violência em nossa cidade. Com efeito, estas políticas tiveram como resultados centenas de jovens qualificados e instruídos. Carlos Bezerra, prefeito de Rondonópolis eleito em 1982, fora quem principiou toda esta revolução. Seu lema era: Mudança com participação!

Lembro-me realisticamente, e não é conversa de primos. O estadista criou escolas municipais, postos de saúde e muita política cultural para aquele tempo remoto. Aquele tempo, recordo, que o hoje deputado federal Carlos Bezerra trouxe técnicos de outros estados, professores e os resultados das políticas publicas foram as melhores.
Em nossos dias, ou neste ano de 2013, após trinta anos, a única alternativa para o prefeito atual é portanto: criar um programa de redução de crimes contra o cidadão, a população. Realizando projetos que incluem programas de esporte, cultura e lazer. Sendo estas, ou tornando-se estas as formas de socializar a convivência de jovens na sociedade moderna, contemporânea.
Com efeito, os adventos modernos e tecnológicos afastam o convívio de conversa, diálogo entre familiares, e população. As chamadas redes sociais, os telefones celulares com mensagens tiram os educandos das páginas dos livros. São fenômenos existenciais tecnológicos do terceiro milênio que estão dominando esta geração.
No Rio Grande do Norte, soubera, através dos jornais que foram assaltados dezoito ônibus num mês, no mês de julho deste ano. Por que tanta violência? Porque os políticos e administradores ou o Estado ainda não tomou iniciativa para resolver tais conflitos. Além de tudo, cumpre dizer que as Secretarias de Segurança Pública não tem verbas, estão sucateadas, desmanchadas. O problema é nacionalmente reconhecido por peritos no assunto: criminalidade e violência urbana!
Este tema ou assunto talvez não seja de muita inspiração para um artigo lisonjeiro. Com efeito, a administração de nossa cidade vai tomar resolução para resolver o problema. O Poder Legislativo, com mais de vinte vereadores, também tem responsabilidade quanto esta confusão; isto porque são eles que escrevem os projetos de lei que o Poder Executivo ou prefeito coloca em execução. Mas, finalizando esta conversa, afirmo que somente com a educação e trabalho a população vai estar mais segura.

(*) Wagner Vinícius Lemos é romancista e morador em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img