25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

A lei da vantagem no Brasil

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Nossa história já começa com a exploração indevida de nossas riquezas naturais, pelos holandeses e os portugueses, depois vem a exploração da mão de obra das etnias locais, e mais tarde a exploração dos povos negros da África.
Pela nossa miscigenação, viramos o país do “jeitinho”, que inventa saída pra todas as ocasiões, nossa maior regra é levar vantagem em tudo, pra sobrar um pouco mais do mixuruca salário mínimo, porque nossa cultura assim nos ensinou, e as pessoas fizeram questão de perpetuar, alimentar, e inocular essa prática na cabeça das gerações posteriores, uma muito pequena parte honesta não adere esse vício feio.
O tal jeito brasileiro é uma constante no dia-a-dia das pessoas, que  fazem as coisas somente com a intenção de obter algum tipo de vantagem, matando de vez o valor da dignidade do ser humano, o maior agravante é que somos predestinados a morrer dentro dessa configuração que alguns espertinhos no passado criaram e nos deixaram como herança, essa torta linha de conduta.
Temos até um personagem nas histórias em quadrinho que é a figura expressiva desse cara que vive a vida no ócio e no final leva vantagem em tudo, chamado “Zé Carioca”, que é só mais um dente na engrenagem do engodo infantil, ensinando as crianças o tal do jeitinho brasileiro, personagem das histórias em quadrinho de Maurício de Souza, criado por Walt Disney.
Essa malandragem pode ser também definida como jogo de cintura, habilidade de se dar bem em uma situação difícil, onde a manha é o ponto chave para encontrar os resultados desejados a curto prazo. O jeitinho é, se dar bem com aquilo que a situação lhe oferece, alguns chamam dentre outros eufemismos, em vez de dizer o roubo, a arte do improviso em proveito próprio.
Talvez você não conheça, mais no Brasil o personagem central na Lei da vantagem é o jogador de futebol da Seleção Brasileira  na Copa de 1970  ”Gérson de Oliveira Nunes”,  que  infelizmente num ato falho se tornou o pai da criança, ao fazer uma propaganda de cigarros  que o slogan dizia assim “O que é mesmo importante é levar vantagem em tudo, certo? Por isso é que eu fumo a marca de cigarro tal”,  pronto, estava promulgada a “Lei de Gerson” a frase imortalizou Gerson como o pai da Lei da vantagem.
Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é uma lei não-escrita na qual a pessoa que ”gosta de levar vantagem em tudo” segue no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais, nem com seu semelhante.

(*)  Max Ferraz é morador em Rondonópolis – [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS: Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o Rio Grande do Sul,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img