26.8 C
Rondonópolis
 
 

União – sob o pálio de Xangô

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noQue me perdoem os torcedores dos demais clubes esportivos que ainda ‘brigam’ pelo título de campeão mato-grossense de futebol, em especial os felídeos tigrenses, cuja galera, desassombrada e apaixonada pelo Vila Aurora, conseguiu matizar de azul o meu coração, mas algo me diz que 2010 – considerado pelos espiritualistas como o Ano de Xangô, o Orixá da Justiça – será, finaaaalmente, o ano da redenção do União Esporte Clube, após 36 anos de amarga e angustiante espera.
É verdade que a cada novo ano as esperanças dos obstinados torcedores do time gujagureu (gudjágurêu = vermelho vivo, forte, no dialeto borôro) se renovam, como febres reincidentes de uma fé quase patológica, induzindo-os a acreditarem cegamente na conquista do título de campeão estadual de futebol, e a repetirem, como robots programados, “vai ser este ano”, ainda que 35 deles já tenham se passado, sem que o título tenha vindo em nenhum deles… Este ano, contudo, vislumbro um pouco de realidade nesse sonho dourado, depois do futebol de muita personalidade que o Colorado pogubense demonstrou perante a Luverdense e o próprio Tigre da Vila, nos primeiros jogos decisivos do ‘mata-mata’.
Em que pese a importante vitória do Colorado, no último Uni-Grão (1×0), e que lhe permite o luxo de se classificar com apenas um empate, na segunda partida, os apaixonados torcedores azulados, no entanto, não acreditam em superioridade técnica do seu arqui-rival: enquanto uns desdenham de tal vitória, afirmando que foi um gol “chocho”, meramente casual, e que o Tigre foi ‘muito mais time’ o tempo todo, e que só perdeu o jogo por uma ‘fatalidade’, outros, mais espirituosos, apelam para a ironia, alegando que o União só ganhou “porque a lavadeira estava dormindo”… Só não dá pra entender como é que ela conseguiu ‘dormir’ com a barulheira infernal da torcida tigrense, e da imensa galera do próprio Colorado…
Em 2010 – Ano do Justiceiro Orixá Xangô –, porém, o nosso sofrido União conta com um handcup a mais, além do bom time que possui, para a conquista do tão almejado e tardio título de campeão mato-grossense de futebol: os benéficos fluídos cósmicos de XANGÔ – poderosa divindade do culto religioso africano, muito difundido no Brasil, cuja missão espiritual é punir os desonestos, castigar os maus, e levar a força magnética e benfazeja da Justiça aos que se sentem oprimidos e injustiçados.
Ainda que muita gente não creia nessas coisas, eu fico ‘cabreiro’ quando vejo uma escola de samba modesta como a Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, que nunca havia arrebatado um título de campeã, consegui-lo surpreendentemente neste ano; o Botafogo ganhar uma decisão contra o Flamengo, depois de 21 anos de ‘janela’; a inesperada prisão de ‘medalhões’ da política, e graves penalidades a membros de cúpula do próprio Poder Judiciário. O que preferem que eu diga: que “no creo em brujas, pero que las hay, las hay”; ou que “há mais coisas entre o Céu e a Terra do que um simples avião de carreira”? Pelo sim e pelo não, prefiro arriscar: que me perdoe o matizado anil do meu coração, mas 2010 será, com as bênçãos de Xangô, o ano do definitivo resgate do União Esporte Clube do longo e tenebroso inferno astral que sempre o atormentou no futebol de Mato Grosso! A conferir…

(*) Ailon do Carmo é advogado e escritor local

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

7 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o eterno presidente do UNIÃO, o finado Campo Limpo, seremos Campeão este ano, com a força do pai Xangô, e outras entidades que já se foram, este será o ano do VERMELHINHO, que se cuide o OPERARIO. Depois de 36 anos, seremos campeão.

  2. Vamos deixar Xangô de lado, pois caso essa entidade ou outra qualquer tiver preferência por algum time de futebol haveria, com certeza, uma revolução no Céu. E, como sempre, sobraria para nós, pobres mortais, isso porque não temos um Hércules para nos defender contra os “poderes” vindos do alto.

  3. E que depois deste tão esperado título o União crescerá como o expoente do futebol mato-grossense, elevando o futebol da região a um patamar superior.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img