30 C
Rondonópolis
 
 

Servidor público – a serviço da comunidade!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noOs setores sociais são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação, de um Estado ou de um Município. Eles são organizados de maneira a atender uma sociedade, gerando qualidade de vida e bem estar social. Esses setores sociais são também chamados de serviços públicos e deles fazem parte áreas importantes como saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, transportes entre outros. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de um país é medido através desses setores ou indicadores, principalmente os níveis de analfabetismo, renda e expectativa de vida. São partes essenciais e que, sobremaneira, são responsáveis por caracterizar uma nação como desenvolvida, em desenvolvimento ou subdesenvolvida.
Dentro desse contexto, se observa a ação de um agente muito importante, e que possui a sublime missão de colaborar com o poder público na constituição e aplicação dos recursos e serviços ligados à comunidade. Esse agente é o servidor público. É uma classe de trabalhadores que contribui, e muito, na construção da cidadania, que colabora para que a dignidade se adentre nas famílias, promovendo qualidade de vida em diversos setores e lugares, como nas escolas, nos hospitais e PSFs, no trânsito, nas ruas, enfim, fazem acontecer inclusão social e mais do que isso, constitui bem estar e autoestima ao povo e aos cidadãos de bem.
A situação dos servidores públicos deveria ser melhor porque, por mais que trabalha em auxílio à comunidade, a classe ainda carece de um maior reconhecimento por parte dos entes públicos. A questão salarial é historicamente um problema, onde os sindicatos da categoria sejam eles da esfera municipal, estadual e federal lutam diuturnamente para que aconteçam melhorias, para que haja uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores do povo. São tantas reivindicações e tantos sofrimentos para conseguir algum benefício que muitos servidores às vezes abandonam o barco e partem para outra atividade, haja vista o descaso em que muitas vezes são tratados.
No dia 28 de outubro se comemora o Dia do Servidor Público. É uma data especial, pois se comemora o dia de uma classe importante de trabalhadores, formada por pessoas dignas e lutadoras, por agentes que incansavelmente servem a comunidade, que levam através de seus serviços a alegria de viver e a dignidade às famílias. São pessoas que, independentes de serem concursadas, contratadas, celetistas ou outros, merecem ser respeitadas pelos poderes constituídos, principalmente no que se refere à valorização profissional e salarial, pois sua função é servir a população nos mais diversos setores sociais e serviços, que por sua vez, são essenciais e imprescindíveis a uma sociedade.
Aproveitando essa oportunidade, venho parabenizar a toda classe de servidores públicos de Rondonópolis, que o trabalho continue a ser feito, que todos possam ser valorizados como trabalhadores, como agentes construtores da sociedade, como homens e mulheres, pais e mães de famílias que dependem do seu quinhão para o sustento de sua família. Que o poder público disponibilize recursos para que haja uma adequação salarial, uma recomposição justa dos ganhos dos servidores. Esse seria o maior presente que os servidores públicos poderiam ganhar nesse seu grande dia. Parabéns a todos nós, servidores do povo!
(*) Reuber Teles Medeiros, professor, servidor público em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img