28.1 C
Rondonópolis
 
 

Câncer de próstata: Novembro Azul alerta sobre importância da prevenção

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O câncer de próstata é o câncer mais incidente entre os homens, excluindo os tumores de pele não melanoma, representando 29,2% dos eventos diagnosticados. São dados que preocupam e exigem uma ação proativa dos homens na prevenção e diagnóstico da doença, principalmente porque a pandemia afastou essa população dos exames periódicos. Neste cenário, campanhas de conscientização como o Novembro Azul se tornam ainda mais relevantes e necessárias.

Em virtude da pandemia, muitos pacientes deixaram de fazer acompanhamento médico, como aponta a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, a pedido da entidade, diagnósticos, internações e cirurgias de câncer de próstata diminuíram em 2020 e 2021 na comparação com o ano de 20192 Os dados revelam que já no primeiro ano da pandemia, 2020, houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer. Além disso, a coleta de PSA e de biópsia da próstata, que junto com o exame de toque retal diagnosticam a doença, tiveram quedas na ordem de 27% e 21%, respectivamente.

“Sabemos que a Covid-19 teve grande impacto na procura dos pacientes por serviços de saúde, resultando numa diminuição de casos diagnosticados. Por isso a Janssen está engajada neste importante momento de conscientização para informar e munir as pessoas de conhecimento, alertando sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento”, explica Fabio Lawson, Diretor Médico na Janssen Brasil.

De acordo com o Dr. Alfredo Félix Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) o objetivo da entidade é conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema. “Além da divulgação dos hábitos para se ter uma vida saudável, também informamos que, em sua fase inicial, muitas doenças são totalmente assintomáticas, mas que podem ser diagnosticadas e tratadas mais facilmente com exames periódicos de check-up. O câncer da próstata é o melhor exemplo disso”, ressalta o médico.

Em alguns casos, o tumor da próstata pode crescer de maneira rápida, espalhando-se para outros órgãos, o que aumenta a gravidade da doença. Na maioria das vezes, porém, cresce de forma lenta e não apresenta sintomas, tendo uma evolução silenciosa. Quando há manifestações nessa fase inicial, normalmente são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar ou vontade de urinar mais vezes). “É por isso que a prevenção é tão importante. Manter o acompanhamento do PSA e vistas periódicas ao urologista aumenta muito as chances de sucesso do tratamento, já que vai antecipar o diagnóstico”, afirma Dr. André Sasse, oncologista fundador do Grupo SOnHe, Sasse Oncologia e Hematologia.

Já na fase mais avançada, quando há metástase, o paciente pode apresentar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.3 Segundo o especialista, a evolução do câncer de próstata metastático causa vários impactos emocionais e sociais negativos nos pacientes e em seus cuidadores. “A maioria dos pacientes relata sentir fadiga/cansaço, disfunção sexual, dor e incontinência e cerca de dois terços alegam abalo em seus relacionamentos com outras pessoas”, esclarece Sasse.

“A progressão para estágios mais avançados do câncer de próstata tem uma repercussão substancial na vida dos pacientes. Por isso é importante tratar o tumor metastático sensível à castração antes que atinja o nível de maior gravidade”, afirma o especialista. Adiar o tratamento do câncer de próstata metastático aumenta o risco de desenvolver sintomas debilitantes e complicações.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img