27.4 C
Rondonópolis
 
 

Adolescentes “conectados” nas refeições

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Adolescentes usando celular a mesa

O resgate das refeições em família figura entre as principais recomendações para promoção da alimentação saudável na infância e adolescência. Além de favorecerem melhores escolhas alimentares, as refeições compartilhadas são momentos relevantes para comunicação entre os membros da família e educação sobre diferentes temas. Muitas pesquisas investigam o impacto do hábito de assistir televisão durante a refeição sobre a qualidade da dieta. Em um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, Fulkerson et al. (2014) investigaram a frequência deste hábito, assim como do uso de outros tipos de equipamentos eletrônicos durante as refeições em família. Em seguida, examinaram sua associação com características demográficas, regras sobre o uso de eletrônicos e tipos de alimentos servidos.
Trata-se de um estudo transversal com dados de dois estudos populacionais (Project Eating Among Teens 2010 e Project Families and Eating Among Teens), realizados entre 2009-2010 com adolescentes norte-americanos e seus pais (n=1.858). Cerca de dois terços dos pais (67%) relataram que os filhos viam televisão ou filmes durante as refeições em família pelo menos às vezes, sendo que para 25,5% este hábito foi citado como frequente. O uso referido de outras mídias eletrônicas foi: enviar mensagens de texto (28,4%), falar ao telefone (25,5%), ouvir música com fones de ouvido (22,2%) e jogar videogames portáteis (18,2%).
A análise indicou que o uso de mídias eletrônicas durante as refeições em família era mais frequente entre as meninas, entre os adolescentes mais velhos e entre aqueles cujos pais apresentavam menor escolaridade. Em contraste, a presença de regras estabelecidas pelos pais sobre o uso de equipamentos eletrônicos, como era de se esperar, foi associada com menor uso durante as refeições. A utilização frequente de mídias eletrônicas durante as refeições foi significativamente associada com menores escores de comunicação entre a família.
Quanto aos tipos de alimentos, o uso frequente de equipamentos eletrônicos durante as refeições foi relacionado com menor probabilidade dos jovens se servirem de salada verde, frutas, hortaliças, sucos 100% integrais e leite, e por sua vez com maior probabilidade de optarem por bebidas açucaradas. Estes resultados sugerem a importância do papel dos pais ou responsáveis em limitar o uso de equipamentos eletrônicos à mesa, bem como a necessidade de apoio de profissionais de saúde em defesa desta estratégia de promoção da alimentação saudável.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img