25.2 C
Rondonópolis
 
 

Conheça o que é osteopatia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Doutor etielle carlos - corOsteopatia é um sistema autônomo de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a farmácos ou cirurgia. A osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente ao invés do sistema convencional centrado na doença.

A profissão de osteopata é uma profissão de saúde distinta com uma formação acadêmica superior e treino clínico específico. A osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema músculo-esquelético (osso, músculos e articulações) para ajudar no tratamento da doença.

É um método inovador de terapia manual e vem ganhando destaque no cenário nacional, sendo reconhecido atualmente como um dos mais eficazes tratamento para dores crônicas, lombalgias, ciatalgias, hérnia de disco, dores no pescoço, ombros, pernas, dores de cabeça, fibromialgia, dores musculares, entre outras. O tratamento é feito de forma individual e dura cerca de 50 minutos por sessão.

A osteopatia foi criada pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still por uma guerra civil americana nos finais do século XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.

A osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternava, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística de saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia, estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações. Ela da ênfase especial a importância mecânica do corpo e utiliza técnicas para detectar e corrigir estruturas e funções imperfeitas.

Para que tenhamos uma estrutura saudável e funcional, há necessidade do recebimento de um bom aporte sanguíneo e um bom fluxo nervoso. Uma das funções da osteopatia através de suas técnicas é fazer com que os tecidos sejam bem nutridos, restaurando assim o livre fluxo de sangue para os tecidos.

Segundo seu criador e fundador da osteopatia, Andrew T. Still, o corpo produz suas próprias substâncias curativas. A saúde depende da integridade da estrutura e a estrutura viciosa é a causa fundamental das doenças. Nesse sentido a osteopatia trata a causa das doenças e dores, e não os seus sintomas.

As sessões de osteopatia são individuais e duram cerca de 50 minutos, sendo realizada 1 vez por semana, e em caso de dores mais intensas 2 vezes por semana. A dor normalmente se resolve em até 5 sessões, e após a eliminação da dor cada paciente terá um protocolo C a seguir para que esse dor não retorne. Não existem protocolos de tratamentos fixos na osteopatia, pois depende de cada paciente e principalmente da avaliação.

Dr. Etielle Carlos Lários Duran, Crefito 156080-F
Osteopatia, Terapia Manual e Ortopedia
(66) 3423-7090/9998-7473.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img