35.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Investir na estética durante a gestação

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A estética na gestação era até há pouco tempo um tema muito pouco abordado e estudado no meio médico, porque em geral todo tratamento da gestante neste período se limitava ao binômio mãe-feto e suas patologias. Com a evolução nos últimos anos da cosmetologia e da medicina estética e a consolidação dos seus tratamentos, este tema ganhou força e novos horizontes, promovendo a melhoria e saúde da beleza das mulheres neste período minimizando em muito os agravos da gravidez.
Hoje se pode ter uma preocupação em amenizar a celulite e as estrias provenientes do ganho de peso durante a gestação, através de tratamentos e orientações, cuidar da face para não se mancharem e realizar tratamentos no pós-parto precoce e tardio, para tentar resgatar a o máximo possível como a paciente era antes da gravidez. Para isso é preciso a orientação de um médico que conheça a fisiologia e as alterações hormonais que irão ocorrer na grávida. Orientar sobre as atividades físicas permitidas, alimentação adequada e estar atento as variações de peso.
“As principais mudanças estéticas no corpo da mulher durante a gravidez ocorrem principalmente na face, abdômen, laterais de quadris, coxas e são decorrentes das modificações da micro-circulação cutâneas somadas as alterações hormonais que alteraram a estrutura da pele tornando-a mais vulnerável, frágil, sensível e ressecada em vista das distensões que ela sofre”.
A gestante deve estar inicialmente preocupada acima de tudo com o bem-estar do bebê e procurar tratamento estético desde o primeiro trimestre, com o objetivo principal de prevenção da incidência dos problemas estéticos que possam vir ocorrer.
Se a gestação evolui bem não há o porquê da mulher não se cuidar e prevenir das patologias inestéticas que vão lhe acometer neste período, como celulite, estrias, varizes, melasma gravídico (manchas na face) e acne gestacional.Se a gestante está ganhando peso, a preocupação é óbvia com o desenvolvimento da diabetes e a eclâmpsia (alta pressão arterial que acomete mulheres na gravidez). Porém, nossa discussão é que uma vez eliminado estes agravos, nos voltarmos se o ganho de peso não irá acometer a mulher de celulite e de estrias devido ao estiramento da pele que ocorre em intervalo curto de tempo e da diminuição da eficiência do colágeno e de elastina em manterem a elasticidade normal da pele.
Novidades para não perder a forma
Acreditamos que o grande avanço nesta área não foi de produtos ou procedimentos técnicos e sim o fato dos médicos estarem cada dia mais habilitados e preocupados com esta etapa da vida da mulher que há tantas alterações. A intenção é contribuir para o bem estar e promoção da saúde feminina em todos os aspectos e em todas as fases de sua vida. Hoje, elas estão mais bem assistidas neste quesito do que talvez há uma década atrás”.
Durante este período é normal que a grávida seja “super-paparicada” por familiares e pelo marido com o pretexto de nada lhe poder faltar, porém devem-se ter cuidados com os excessos e ir devagar com a alimentação. “O ganho de peso excessivo aliado a retenção de líquidos, normal desta fase, levam a distensão exagerada dos tecidos conectivos da pele que pouco hidratados levarão a formação de estrias, que são de difícil tratamento”.
Sendo assim, submeter-se a uma dieta alimentar sob orientação médica e/ ou de um nutricionista é fundamental para o controle de peso na gravidez.
Sugerimos na gestação uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, além de beber bastantes líquidos de  preferência água, água de coco, sucos naturais, alimentos retentores de água, ácidos graxos, lecitina, vitamina B e C e minerais. Devem-se ficar longe de açucares, batatas, bolos, massas, biscoitos, fast-food, óleos, pizzas, tortas e sorvete tipo italiano. Prefira peixes, maças, pêra, ameixa, lentilha, azeite de oliva virgem, laticínios probióticos com baixo teor de gordura, aveia, espinafre, couve e brócolis”.
Periodicidade do Acompanhamento
Na primeira consulta o médico avaliara cada paciente individualmente estudando fatores hereditários, doenças pregressas, passado obstétrico, ganho de peso em gestações anteriores, Índice de Massa Corporal (IMC) inicial e final da gestação, dosagens hormonais, medidas corporais, patologias inestéticas anteriores a gravidez, alergias a medicamentos, hábitos alimentares e de higiene, vícios e atividade física.
Recomendamos para a gestante uma consulta no primeiro, segundo e terceiro trimestre, ou mais se necessário. Assim o médico esteta poderá fazer uma análise que englobe todas as fases pela quais a paciente passou e elaborar melhor um tratamento de acordo com as necessidades individuais”.

Tratamentos para a gestante:

Facial
– Desde o início deve-se utilizar produtos especiais, como: cosméticos adequados para o seu tipo de pele, fotoprotetor diário – atente aos novos bloqueadores fotoestáveis.
– Cremes hidratantes especiais, especialmente os de última geração como o recente Pro-collasyl e o Acquaporine Acive substância que promete transportar água das camadas mais profundas para as mais superficiais da pele.
– spigmentantes- sempre prescritos por seu médico, pois é juntamente com o foto-protetor  a melhor opção para permanecer longe das manchas da gravidez.
– Antiacneicos- 25% das gestantes terão problemas com acne. O tratamento requer cuidados e todos os produtos para este fim devem ter supervisão médica. Medicamentos orais estão proibidos, exceto a eritromicina que é um antibiótico. A melhor arma é cuidar bem da pele sem utilizar sabões que a ressequem ainda mais, além de usar bloqueadores livres de óleos e evitar maquiagem ou produtos que levem a formação de acne.
Corporal
– Drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante, devendo a massagem ser feita de forma mais lenta e suave. Ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando na redução da celulite.
– Acupuntura nas áreas de drenagem também é indicado, pois demonstrou resultados quanto à eliminação de retenção de líquidos.
– Peeling de cristal é um tipo de peeling mecânico onde se utiliza um dermoabrasor com cristais em sua superfície que entra em contato com pele da paciente levando a uma abrasão leve a moderada retirando tecidos mortos, logo nenhum produto é absorvido pela pele .Causa pouco desconforto e tem indicação no combate as estrias, típicas da gravidez e no pós-parto.
– Hidratação da pele é a palavra chave na gestação, pois apresenta alteração pelo aumento do volume de líquidos fora da célula nos tecidos levando a uma maior absorção de substâncias hidrossolúveis. Uma pele bem hidratada, além de bonita, comprovadamente sofrerá menores riscos de formação de estrias. As áreas priorizadas devem ser mama, abdômen, parte lateral do quadril e coxa. As hidratações em clínicas devem ter supervisão médica.
– Esfoliação corporal é a técnica que emprega métodos físicos ou químicos, porém recomenda-se  realizá-la em clínicas especializadas.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img