35.3 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Conmebol confirma 4 brasileiros entre cabeças de chave

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Atual campeão, Grêmio é o brasileiro melhor posicionado no ranking da Libertadores – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A Conmebol divulgou, na noite de ontem (19), o ranking da Libertadores de 2018 atualizado e confirmou quatro equipes brasileiras como cabeças de chave na competição do próximo ano: Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro. River Plate, Boca Juniors, Atlético Nacional e Peñarol fecham o pote 1. O Palmeiras está no pote 2, e o Flamengo aparece no pote 3. A entidade sorteia hoje (20), a partir das 20h, os grupos e os confrontos das duas fases prévias da competição.
Vasco e Chapecoense estão na segunda fase prévia do torneio. O Cruz-Maltino estará no pote 1 para a definição dos confrontos, e a Chape caiu no pote 2. Equipes do mesmo país só ficarão no mesmo grupo caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, Vasco e Chapecoense são os únicos brasileiros que podem cair em chaves que tenham um dos demais representantes do Brasil. Com isso, há chances de que os rivais Flamengo e Vasco caiam no mesmo grupo.
Pelo terceiro ano seguido, a Conmebol usa o ranking como critério para o sorteio da Libertadores. São três itens que formam a pontuação: o desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2007, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos; a pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o Grêmio, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2016, o Atlético Nacional, e assim por diante. Além disso, títulos nacionais conquistados entre 2008 e 2017 também foram computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.
O River Plate ultrapassou o rival Boca Juniors e é o novo líder do ranking. Os xeneizes ficaram em segundo, seguidos de Grêmio e Atlético Nacional. Atlético Mineiro, em sétimo, e São Paulo, em oitavo, aparecem no Top-10 do ranking, mas não estão na Libertadores.
O Independiente é o único que não teve sua pontuação considerada para estabelecer em qual pote entraria. Se levada em conta sua posição no ranking, o time argentino entraria no terceiro pote. No entanto, como campeão da Copa Sul-Americana, o Rojo foi para o pote 2, assim como ocorreu com a Chapecoense em 2017. O Flamengo teria tal benefício caso tivesse conquistado o torneio contra os argentinos.
INDEFINIÇÃO CHILENA
Dos 47 participantes da Libertadores de 2018, 46 já estão definidos. Apenas um representante chileno não é conhecido. Unión Española e Universidad Concepción se enfrentam hoje, no mesmo horário do sorteio, em duelo dos dois vice-campeões do Campeonato Chileno e definem quem irá para o torneio. O vencedor entra na segunda fase prévia.
O Concepción venceu o jogo de ida por 1 a 0 e tem vantagem. No entanto, caso a Unión Española ganhe, entrará no pote 1 dos confrontos da segunda fase prévia. O Concepción entraria no pote 2 e, com isso, o Melgar subiria o pote 1. A Conmebol não divulgou qual critério utilizará para definir onde posicionará o representante chileno.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo de MT prorroga decreto de emergência no trecho do Portão do Inferno

O Governo de Mato Grosso publicou, nesta segunda-feira (17), a prorrogação da situação de emergência no trecho do Portão...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img