30.9 C
Rondonópolis
, 29 maio 2024
 
 

Justiça Desportiva determina suspensão das Séries C e D

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Luverdense, de Valdir Papel, tem estreia adiada

Luverdense e Cuiabá que estão na Série C do Campeonato Brasileiro e o Mixto que está na Série D vão ter que esperar para fazer a estreia na competição que estava programada para ter início neste final de semana.
Um problema que se agravava nos últimos dias, explodiu de vez na tarde de ontem. O ‘festival’ de liminares e ações na justiça acabou por levar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a determinar a suspensão do Campeonato Brasileiro das Séries C e D.
De acordo com o site da CBF, a Diretoria de Competições da entidade, através do diretor Virgílio Elísio, recebeu uma comunicação do presidente do STJD, Rubens Approbato, determinando a suspensão do Campeonato Brasileiro das Séries C e D que, originalmente, se iniciariam neste sábado, dia 26.
O diretor, acatando a decisão do STJD, publicou o ofício 096.12, suspendendo as duas competições.
A decisão do STJD foi motivada por ações que envolvem Brasil de Pelotas-RS, Araguaína-TO, Rio Branco-AC e Santo André-SP. Atende especificamente um mandado de garantia, com pedido de liminar, do time paulista. Approbato determina a suspensão até que haja uma solução definitiva, em juízo, das ações e medidas judiciais que colocam em risco a disputa.
Depois que a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C, o Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, briga para não se ver fora da competição nacional. Uma decisão da Justiça paraibana, publicada na última sexta-feira, também determina a inclusão do Treze na competição, no lugar do Rio Branco/AC. Mas a equipe do Acre conta com decisão estadual da Justiça garantindo o seu lugar.
Além da preocupação com o andamento das competições, o presidente do STJD se mostra preocupado com as normas da Fifa. “É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”, destaca Rubens Approbato em seu despacho desta quarta.
A Fifa proíbe que as federações a ela filiadas tenham litígios em órgãos do Judiciário que não pertencem exclusivamente ao esporte. Assim, este imbróglio judicial pode gerar punições e até o desfilamento da CBF junto à Fifa. A entidade máxima do futebol será comunicada desta decisão do STJD. (Com Craques do Rádio).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Lula retira embaixador do Brasil em Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva removeu de Israel o embaixador Frederico Meyer, que ocupava o principal posto...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img