25.3 C
Rondonópolis
 
 

Felipe Massa reconhece problemas na Ferrari

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Em sua primeira entrevista após o encerramento da pré-temporada da Fórmula 1, que teve 12 dias de treinos em Barcelona e Jerez de la Frontera, na Espanha, o brasileiro Felipe Massa confirmou o que já se temia: a Ferrari apresentou problemas nos testes. O maior deles, segundo o piloto, foi no escapamento, que no ano passado era localizado no assoalho e neste tem de ficar na parte de cima do monoposto, por causa de mudanças no regulamento da competição.
A Ferrari esperava na pré-temporada um ótimo desempenho do modelo F2012, considerado revolucionário por seus autores, mas não foi o que se viu nas pistas espanholas. A decepção foi grande e Massa não fez nenhuma questão de esconder isso. “Não estou 100% contente (com os treinos) porque queria ser mais competitivo”, disse ele. “Mas, olhando o carro e tudo de novo que a gente trabalhou para este ano, nós concluímos que temos muito o que evoluir. E estamos trabalhando para que isso aconteça rápido”.
A mudança na posição do escapamento, segundo Massa, provocou um impacto enorme no novo carro, já que antes a peça contribuía para seu desempenho aerodinâmico. Agora que o escapamento tem de ficar na parte de cima, o desafio de todos os projetistas é conseguir “que o ar empurre no lugar certo” e ele continue ajudando a melhorar o desempenho do carro.
“A gente trabalhou muito para um tipo de escapamento e acabou mudando o estilo”, explicou Massa. “Nos testes, vimos que não foi a coisa certa, mas, independentemente disso, a gente viu outras equipes testarem também esse tipo de solução, como nós testamos”.
Não sem preocupação, Massa constatou que as dificuldades enfrentadas na pré-temporada atrasaram o desenvolvimento do carro – problema especialmente complicado na Fórmula 1 atual, em que testes fora dos fins de semana de corrida são proibidos. “Não estava totalmente errado, mas tivemos de mudar o caminho e com isso perdemos algumas semanas”.
Por enquanto, apesar das dificuldades, Massa procura manter as esperanças. Segundo ele, ainda não há a certeza de que a Ferrari não será competitiva em 2012 ou de que não será capaz de brigar pelo pódio nas primeiras etapas – embora o diretor técnico da equipe, Pat Fry, tenha dito que não será. “No ano passado (depois dos testes de pré-temporada) a gente tinha 90% de certeza de que disputaríamos o título e depois viu que não era isso”.
A nova temporada da Fórmula 1 será decisiva para Massa, que terá o contrato encerrado no fim do ano. Se ele não tiver ótimos resultados em 2012, dificilmente ficará na Ferrari – e, caso o F2012 seja mesmo um carro ruim, essa tarefa será quase impossível.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corrida ao Paço: PT segue alimentando o desejo de candidatura própria

O presidente do PT em Rondonópolis, Wendell Girotto, disse ontem ao A TRIBUNA que a pré-candidatura a prefeito do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img