20.4 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

Futebol vai na contramão da economia e tem crescimento

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Real Madrid é o clube mais rico do Mundo

Os investimentos mundiais estão estagnados, o crescimento das economias europeias patina e o desemprego no planeta atinge marcas recordes. Mas em pelo menos um setor da economia o boom voltou a fazer parte da realidade: o futebol. Os 20 clubes mais ricos do mundo tiveram um benefício de US$ 5,4 bilhões em 2010, 8% acima do ano anterior. Mas os números escondem outra realidade: o fosso cada vez mais profundo entre a elite do futebol e a grande maioria dos clubes, endividados e tendo até de vender seus estádios para pagar as contas.
De acordo com a consultoria Deloitte, o Real Madrid, dos astros Cristiano Ronaldo e Kaká, gerou 438 milhões de euros e foi em 2010 o clube mais rico do planeta pelo sexto ano consecutivo. Em relação a 2009, o valor gerado foi 20% superior. O segundo lugar ficou com o Barcelona, com o ingresso de 398 milhões de euros, 10% a mais em relação ao ano anterior. O clube catalão, no entanto, deverá ver um aumento substancial de sua renda com a assinatura do primeiro contrato de publicidade em sua camisa a partir de agora.
Se os dois mais ricos são espanhóis, os ingleses é que dominam as contas dos 20 maiores. Um alemão também aparece entre os top. Os dois espanhóis são seguidos por Manchester United, Bayern de Munique, Arsenal, Chelsea e Liverpool. O clube que mais enriqueceu entre os 20 maiores foi o Manchester City, com uma alta de 44%. A explosão fez o time passar da 20.ª posição para a 11.ª em apenas um ano entre os mais ricos, com 153 milhões de euros.
“Dos 20 maiores clubes, 17 mostraram um crescimento em sua renda, o que mostra a resistência das agremiações diante da crise econômica global”, declarou Dan Jones, autor do estudo da Deloitte. Um dos pilares da resistência é o fato de os clubes terem consumidores “leais” e que não abandonam o time apenas por causa de uma crise, por mais severa que ela seja.
Outro pilar foi a garantia de contratos de TV e uma difusão na Ásia, mercado que não sofre com a crise como a Europa. Quase metade das receitas dos clubes – 44% – é proveniente da venda de direitos de TV.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Risco: Erosão na Avenida dos Estudantes continua sem solução

A grande erosão que tomou conta da lateral da Avenida dos Estudantes, nas proximidades da rotatória da Rua Dom...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img