30.6 C
Rondonópolis
, 15 junho 2024
 
 

Papa forma grupo para estudar projeto de reforma

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Papa Francisco convoca oito cardeais para reforma da Constituição sobre a Cúria
Papa Francisco convoca oito cardeais para reforma da Constituição sobre a Cúria

Um mês depois de sua eleição como o primeiro sumo pontífice sul-americano da história, o papa Francisco designou ontem(13) um grupo formado por oito cardeais de todos os continentes para assessorá-lo no governo da Igreja e para estudar um projeto de reforma da Constituição sobre a Cúria.
Eleito exatamente com o objetivo de reformar as estruturas da Cúria, o Papa até agora não havia se pronunciado publicamente sobre os escândalos de corrupção e intrigas, inclusive sexo, que abalaram a credibilidade da Igreja.
Com esta importante decisão, ele passa à ação, tal como exigiram os quase 90 cardeais dos 115 que o elegeram como pontífice em 13 de março passado.
Os oito cardeais iniciarão sua primeira reunião de 1º a 8 de outubro, sinal de que terão o tempo necessário para estudar os assuntos mais delicados.
O grupo é formado por cardeais dos cinco continentes e será coordenado por uma das maiores autoridades da Igreja latino-americana, o hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, presidente da Caritas Internationalis, conhecido por suas posições a favor de uma renovação do governo central da Igreja.
Também faz parte do grupo o chileno Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, com experiência na maquinaria vaticana, depois de ter nos anos 90 como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, e ser membro de vários dicastérios pontifícios como o de Laicos, de Imigrantes e Itinerantes, para os Operadores Sanitários.
Para responder às mudanças que a instituição pede, o Papa incluiu entre seus assessore um purpurado exemplar, o americano Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, frade capuchinho que fala perfeitamente o espanhol, é muito espiritual e severo, e se pronunciou abertamente contra as intrigas e jogos de poder dentro do Vaticano.
A experiência de O’Malley é um modelo, já que não apenas recuperou a imagem dramática de Boston devido ao escândalo dos abusos sexuais, como também vendeu a elegante residência do arcebispo para mudar-se para um modesto cômodo em um seminário.
Também fazem parte do grupo o Giuseppe Bertello, um hábil diplomata, presidente do Governo de Estado da Cidade do Vaticano, o indiano Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai, o alemão Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising, o congolano Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, e o australiano George Pell, arcebispo de Sydney.
Os purpurados deverão revisar a Constituição Apostólica ‘Pastor Bonus’ sobre a Cúria Romana de 1988 e promulgada por João Paulo II, precisa a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Vaticano.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img