21.7 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Papa critica sincretismo religioso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Bento XVI alertou que “o culto não pode nascer de nossa fantasia”
Bento XVI alertou que “o culto não pode nascer de nossa fantasia”

Em um sinal de sua preocupação em relação aos rumos do catolicismo no Brasil, o papa Bento XVI criticou o sincretismo na religião no País e pediu que os bispos brasileiros rejeitem “fantasias” na eucaristia. O pontífice deu o recado durante o encontro que teve ontem, 15, no Vaticano com 15 bispos da região norte do Brasil.
Bento XVI alertou que “o culto não pode nascer de nossa fantasia”, já que “a verdadeira liturgia pressupõe que Deus responda e nos mostre como podemos adorá-lo”. A mensagem foi clara: a Igreja não aceitará o sincretismo, nem mesmo em regiões distantes e onde a cultura local seja predominante. O papa pediu respeito pela centralidade de Jesus na celebração da missa.
Bento XVI insistiu que estava preocupado “por tudo o que possa ofuscar o ponto mais original da fé católica” e advertiu para os riscos do sincretismo. O Vaticano rejeita que sejam introduzidos ritos tomados de outras religiões ou particularismo culturais na celebração das missas.
Durante sua viagem pelo Brasil, em 2007, o papa chegou a irritar grupos indígenas ao dizer que nenhum habitante que vivia na região antes da chegada dos europeus se converteu ao cristianismo pela força.
Agora, o papa alertou aos bispos brasileiros que os desvios poderiam estar sendo motivados por uma mentalidade “incapaz de aceitar a possibilidade de uma verdadeira intervenção divina”. Para ele, a eucaristia é um “dom demasiado grande para suportar ambiguidade e reduções.”
Para o papa, o suposto descuido com o culto mostraria uma comunidade que precisaria rever suas práticas. “Quando na Santa Missa não aparece a figura de Jesus como elemento preeminente, mas uma comunidade atarefada em muitas coisas”, se produz um “escurecimento do significado cristão do sacramento”, afirmou o papa.
Para ele, a “a atitude primária e essencial do fiel cristão que participa na celebração litúrgica não é fazer, mas escutar, abrir-se, receber. É óbvio que, neste caso, receber não significa ficar passivo ou desinteressar-se do que lá acontece, mas cooperar.”
Bento XVI ainda mandou seu recado aos bispos brasileiros, indicando que não seria o sincretismo que os marcaria. “Que ele (Jesus) seja verdadeiramente o coração do Brasil, de onde venha a força para todos homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e ajudarem como irmãos”, completou. (Fonte: Agência Estado)

- PUBLICIDADE -spot_img

4 COMENTÁRIOS

  1. O celibato não é um mandamento da Bíblia e sim uma norma da igreja, acho que ele é um dos probemas da pedofilia. Imagino que se fosse abolido, os nossos seminários que hoje estão vazio seriam revigorados e os cento e cinquenta mil padres que estão fora da igreja em todo mundo voltariam a ministrar suas fé e o catolicismo faria uma virada de mesa extraordinária. Eis o que diz 1° timóteo verso 3… Todo homem que aspira o episcopado de ter uma só mulher, cuidar bem de seus filhos, não ser dado a bebida etc, etc e etc

  2. Por essas e por outras que a Igreja Catolica esta em decadencia…
    A historia nos mostra as atrocidades por ela praticadas…
    “Faça o que eu digo mas nao faça o que eu faço”.
    O pior nao sao os Padres Pedofilos, e sim a atitude dos membros OMISSOS da instituiçao, pois estes se escondem na “palavra e vontade de Deus”…
    Uma vergonha…

  3. Com todo respeito a minha religião católica, o papa deveria se preocupar com a pedofilia dentro da igreja, que está banalizando a nossa religião e perdendo devoto, ainda mais pais não querem mais deixar seus filhos ficar no poder de um padre Para ser coroinha e, por outro lado, o sincretismo religioso é muito forte no nosso Brasil, sustenta a paz, o amor e a união, porque Deus é um só.

  4. Os comentários do papa Bento XVI são uma grande verdade, mas por que todo esse silêncio em torno dessa nojenta prática de pedofilia no seio da Igreja?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img