21.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Comitiva de MT acompanha safra dos EUA

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Uma comitiva da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) desembarcou no país no início desta semana e de olho na colheita norte-americana, visita as lavouras de soja e milho em Minessota e Illinois e outras regiões do cinturão de grãos dos Estados Unidos. A confirmação é que chuvas que atingiram o país afetaram a produtividade do milho.
Por outro lado, a safra de soja americana está sendo colhida a todo o vapor e tem registrado em média boas produtividades, apesar do aparecimento da morte súbita, síndrome que é causada por fungo devido ao excesso de umidade no solo. Nesta semana o clima tem favorecido a colheita da soja e do milho no país.
As informações são do presidente da associação, Glauber Silveira, que acredita que se o clima continuar favorável, os americanos poderão ter uma boa safra. Quanto ao plantio do próximo ciclo, ele explica que as definições sobre as duas culturas estão estreitamente ligadas ao mercado. “Os americanos são matemáticos. Para decidir a área de plantio e culturas a serem semeadas, eles agem de acordo com o cenário das cotações”, ressalta.
Ainda, de acordo com Glauber, os agricultores norte-americanos estão na expectativa principalmente com relação ao clima e ao desenvolvimento da lavoura Sul-americana, que poderá sofrer impactos por causa do fenômeno climático La Niña.
No Brasil, a meteorologia prevê que as chuvas em maior intensidade chegarão a Mato Grosso somente a partir do dia 20 de outubro. Segundo Silveira, este é o período exato para começar a acelerar o plantio da safra de soja que deve se estender até o final de novembro. “O que mais preocupa os produtores é que um possível atraso das chuvas poderá prejudicar o cultivo do milho segunda safra”, pontua.
Nos dias 4, 5 e 6 deste mês o presidente e o grupo formado por diretores da associação participaram também do evento Cúpula Global da Soja nos Estados Unidos que apresentou 25 temas e reuniu as principais pautas estratégicas do agronegócio mundial. Entre as pautas estiveram a agenda e pesquisas prioritárias para agricultura, exportação e infraestrutura de grãos, marketing emergente para grãos, impacto da China no processamento e produção de soja, entre outros.
Glauber participou no segundo dia do painel “A produção de commodities na América do Sul e previsão de processamento”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img