23.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Após novo tremor no Chile, Bachelet é retirada de Arica – 09h01′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

SANTIAGO – A presidente chilena Michelle Bachelet teve que ser retirada de um hotel em Arica, no extremo norte do país, após um novo terremoto na noite de quarta-feira, que atingiu 7.6 graus de magnitude.

Bachelet chegou à região na manhã de quarta para monitorar os trabalhos de emergência após o terremoto de terça-feira que deixou seis mortos e foi seguido de um tsunami.

– Seguimos todas as instruções, como qualquer cidadão – afirmou a presidente ao chegar à sede da Oficina Nacional de Emergência (Onemi), para chefiar um novo Comitê de Emergência por conta do novo movimento sísmico que gerou um segundo alerta de tsunami. – Na Onemi é onde estão as informações e se há uma situação na qual os ministros possam ajudar, trataremos de ser úteis.

A presidente deve seguir para o município de Camarones, na costa da província de Arica nesta quinta-feira.
Moradores se abrigam em estádio em Iquique

Em Iquique, milhares de moradores abandonaram suas casas após o terremoto desta quarta-feira, e se abrigaram nas arquibancadas do Estádio Tierra de Campeones, transformado em zona de segurança contra ondas gigantes. Entre os moradores da cidade, o principal temor é o de um tsunami.

– Embora esperássemos tremores, esse terremoto foi terrível e nos apavorou – disse Lynda Zuñiga, moradora da região. – Vivo com meus filhos a oito quadras da costa. Tudo se movia. Não aguentamos e decidimos subir para o estádio, assim como fizeram várias pessoas na cidade.

Apesar do número cada vez maior de moradores abrigados nas áreas seguras, e dos ruidosos alertas de tsunami tocando nos celulares, não houve cenas de pânico, e a evacuação foi concluída sem problemas. Obediente, a população evitou voltar a suas casas, e preferiu dormir na rua, em carros, ou se aquecer com fogueiras até que o alerta de tsunami fosse cancelado, por volta das 2h.

Só então os moradores foram incentivados a deixar as zonas de segurança, mas não baixaram a guarda.

– Terremotos são meu maior medo – contou Eliana Zarate, 60. – Já sou velha, mas nunca superei esse trauma.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img