18.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Contratação livre: Estado espera reduzir em mais de 40% custos com energia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A compra no mercado livre de energia permite ao consumidor escolher o fornecedor, tipo de energia, como a opção por fontes de energias renováveis, a exemplo da energia solar (Foto – Haillyn Heiviny/Arquivo Secom-MT)

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) homologou o resultado do processo licitatório para a contratação de empresa especializada em fornecimento de energia elétrica por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL). A iniciativa, conforme divulgado pelo Paiaguás, vai reduzir os custos do Governo de Mato Grosso no consumo de energia elétrica.

“A contratação vai atender 323 unidades consumidoras estaduais, distribuídas em diversos órgãos públicos, o que deve gerar uma economia de aproximadamente 40,88% nos próximos cinco anos, o que representa cerca de R$ 156,5 milhões de economia aos cofres públicos”, destacou a assessoria.

O processo de implementação nas unidades será de forma gradativa com um consumo de 85.615,44 megawatt-hora no primeiro ano e 104.066,10 megawatt-hora no último ano. A projeção do aumento de contratação entre os anos foi de 5% e considerou os 60 meses.

A compra no mercado livre de energia permite ao consumidor escolher o fornecedor, tempo de contrato, preço, tipo de energia, como a opção por fontes de energias renováveis, a exemplo da energia solar.

“Essa contratação alia dois importantes fatores, a economicidade e a sustentabilidade, uma vez que dá a oportunidade de comprarmos energia com menor preço, e ainda podemos consumir energia de fontes renováveis. Quando se aplica eficiência na administração pública, você gera economia que contribui diretamente no atendimento às áreas prioritárias, como em programas e serviços voltados à população”, afirmou o secretário de Gestão e Planejamento do Estado, Basílio Bezerra.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img