O governador Mauro Mendes afirmou, durante reunião nesta sexta-feira (10) do União Brasil em Cuiabá, que o Governo do Estado pode desistir de assumir a concessão da BR-163 caso o Banco Pine, com quem o Estado ainda não chegou a um acordo, não concorde com o desconto de 50% previsto sobre as dívidas.
A declaração foi dada à imprensa da Capital. Mauro ressaltou que essa é a única situação que impede ainda que o Governo do Estado, por meio da MT Par, assuma a concessão da rodovia entre a divisa com o Mato Grosso do Sul e o município de Sinop.
Foi a falta de acordo com o Banco Pine, de acordo com o Governo do Estado, que tornou necessária a prorrogação do prazo de concessão. A decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em prorrogar por mais 60 dias o prazo para que o Governo do Estado assuma a concessão da rodovia ocorreu no último dia 3 de fevereiro.
Esta é a segunda prorrogação de prazo. Anteriormente, em dezembro, a ANTT prorrogou até final de janeiro o prazo para que a transferência da concessão fosse concluída.
O Governo do Estado informou que aguarda a definição de apenas uma instituição financeira credora da Odebrecht para assumir definitivamente a concessão da BR-163, que compreende mais de 800 quilômetros da rodovia, entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul e Sinop, no norte do Estado, e por isso, a prorrogação foi necessária.
De acordo com o Estado, apenas o Banco Pine não deu o aceite no acordo de renegociação das dívidas da Rota do Oeste, item primordial para que o Estado possa concluir o processo de aquisição da concessionária e assumir a administração da rodovia.
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Ainda, conforme o Governo do Estado, por meio da MT Par, o Governo comprou as cotas de participação da Odebrecht Transport e assumiu as dívidas contraídas pela Rota do Oeste para a duplicação de 120 km da BR-163, entre a divisa do Estado com Mato Grosso do Sul e Rondonópolis, na região Sul/Sudeste do Estado.
Entretanto, diante dos investimentos que ainda serão realizados para que a duplicação da estrada seja concluída, o Governo busca a renegociação dessas dívidas.
Conforme a proposta apresentada pelo Governo do Estado, nos próximos dois anos serão investidos R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios.
Desse valor, R$ 300 milhões já estariam no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.
Enquanto isso nos vamos pagando e alguns assumindo os prejuízos, sorte ainda daqueles que não pagam com a própria vida…
Essa vai ser mais uma novela que nunca terá fim. Enquanto isso a rodovia está cheio de buracos, um valor de pedágio alto e mais uma vez que paga por tudo isso é a população.
Mais capítulos dessa novela. Será que terá final? E se tiver, tem alguma chance de ser feliz?