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Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Na Assembleia Legislativa: Cláudio Ferreira questiona estadualização da BR-163

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Deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) apontou ainda que o município de Rondonópolis, por exemplo, não recebe o investimento necessário para o anel viário (Foto – Divulgação)

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) questionou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a estadualização da BR-163 pretendida pelo Governo do Estado.

O parlamentar teme que os investimentos que o Estado terá que fazer na rodovia possam comprometer investimentos para atender demais demandas viárias em todo Mato Grosso.

Cláudio destacou que o Governo do Estado está concedendo rodovias estaduais para a iniciativa privada, que são de sua responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, pretende estadualizar uma rodovia federal.

“Em um primeiro momento podemos fazer um juízo que há um contrassenso. O Governo do Estado está privatizando rodovias estaduais, que são de sua responsabilidade, e ao mesmo tempo, está estadualizando uma rodovia federal, que – nós entendemos – vai demandar muitos recursos e que julgamos que o Governo pode comprometer os investimentos para atender as demandas por todo o estado”, disse o deputado durante sessão da ALMT nesta quarta-feira (8).

Para o deputado, os recursos que o Governo do Estado terá que investir na BR-163 são bilionários. “São recursos de ordem bilionária e que nós julgamos que podem comprometer os recursos de investimentos para atender as demandas em todo o Estado. Por certo, vai gastar de R$ 1 bilhão e R$ 2 bilhões. Se o Governo do Estado tem cerca de R$ 4 bilhões para investir em todo Mato Grosso nessa área, só essa rodovia federal vai consumir quase metade do orçamento”, avaliou.

Cláudio apontou ainda que o município de Rondonópolis, por exemplo, está sendo prejudicado. Sendo uma das principais cidades logística do Brasil e não recebe nem o investimento necessário para o anel viário. Ele se disse preocupado com essa situação, principalmente, por ser de Rondonópolis.

“É uma das principais cidades logísticas do país. Nós temos o maior terminal ferroviário da América Latina, uma grande frota de veículos pesados e não temos sequer nosso anel viário”.

 

 

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O Governo do Estado pretende assumir a concessão da BR-163 por meio da MT Par. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado pleo Governo, Concessionária Rota do Oeste e Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para que o Estado possa assumir a concessão, ficando responsável pela manutenção da rodovia e dos investimentos em duplicação e demais melhorias necessárias.

O prazo para a concessão já teve duas prorrogações e o Governo do Estado tem mais 60 dias para fechar as negociações com bancos para assumir a dívida da Rota do Oeste e firmar de forma oficial a concessão.

Conforme a proposta apresentada pelo Governo do Estado, nos próximos dois anos serão investidos R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estariam no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.

 

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